Santa Isabel (SP) – Começou hoje (8) o novo contrato de gestão da atenção básica à Saúde da Família no município paulista. Na última sexta-feira (5), a prefeita Fábia Porto (PRB) assinou contrato com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco (SBCD). A Organização Social já atuava na operacionalização e gerenciamento dos serviços de Estratégia e Saúde da Família (ESF) no município e venceu o processo licitatório para permanecer nesta empreitada até o final do ano.
“Recebemos no gabinete o presidente da SBCD, Luis Antônio Picerni Herce, para firmarmos um importante contrato que irá proporcionar melhorias significativas na saúde municipal. A Sociedade Beneficente Caminho de Damasco, que a princípio atuava de forma emergencial, irá gerenciar os serviços de saúde em Santa Isabel, ampliando as ações com qualidade. Essa é a primeira etapa para padronizar os atendimentos, completando o quadro de médicos que faltavam nas unidades. Em seguida daremos continuidade ao processo de transformação nas Estratégias da Saúde da Família, inserindo novos agentes”, explicou a prefeita
Nos últimos três meses a entidade trabalhou de forma emergencial e apresentou bons resultados, através de um plano de ação que vem aumentando a procura pela atenção básica. Pelo valor mensal de R$ 771.962,47 a entidade, além de gerenciar as oito unidades de ESF, passa a fazer a gestão também das Unidades Básicas de Saúde e ainda deve se manter preparada para assumir a futura Unidade de Saúde da Família no Bairro Jardim das Acácias, após o término das obras. “Com a gestão única da atenção básica de saúde é possível melhorar e ampliar ainda mais o primeiro atendimento para desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, ressalta o representante da SBCD, Johnny Silva.
“A empresa vem desenvolvendo todas as exigências contratuais regularmente, prestando um bom serviço segundo avaliação técnica e muito satisfatório pela população usuária de seus serviços. Essa satisfação nos deixa contente e esperançosos na ampliação dos serviços de atenção básica de saúde do município”, diz o secretário de Saúde.
Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Santa Isabel
Edição: Agência PRB Nacional