Brasília (DF) – A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados realizou, na última quarta-feira (23), uma audiência pública a pedido do deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP), para discutir como estão sendo utilizados os recursos do Fundo Nacional Antidrogas (Funad). Também assinaram o requerimento de audiência os deputados Ronaldo Martins (PRB-CE) e Eliziane Gama.
Foram convidados para discutir o assunto, o secretário nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Humberto Azevedo de Viana Filho, e a coordenadora-geral de Gestão do Fundo Nacional Antidrogas, Eliana Aparecida Vieira Borges Pequeno.
Vinicius Carvalho conduziu o debate e questionou o alcance social do recurso, que deveria ser destinado às ações de repressão, prevenção, tratamento e reinserção social de dependentes de drogas. “Quando fui coordenador de ação social, abandonei a cadeira do gabinete e fui à campo conhecer a realidade das entidades e da assistência social do Estado de São Paulo. Da mesma forma, sugiro que deixe seus técnicos sentados no gabinete e vá na ponta conhecer a realidade de quem vive e convive com a drogadição, e traga o resultados que até agora nós não vimos na Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas”, questionou o republicano.
O secretário Humberto, por sua vez, respondeu a todos os questionamentos e apresentou um relatório sobre os avanços nas diversas áreas de sua atuação. “Somos constantemente cobrados pelos resultados e não poderia ser diferente, pois trata-se de uma grande responsabilidade social e até econômica. Nesse sentido, parabenizo o deputado pela iniciativa de organizar este debate, pois de fato políticas públicas antidrogas requerem vontade política e aumento dos investimentos”, avaliou.
Texto: Danielli Guerson – Ascom deputado federal Vinicius Carvalho
Foto: Douglas Gomes