Brasília (DF) – O ministro da Saúde, Ricardo Barros, atendeu ao pedido do deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP) e vai viabilizar a liberação do equipamento de radioterapia “acelerador linear” para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFamema). Acompanhado do corpo diretor da instituição, o parlamentar formalizou o pedido de liberação do equipamento em reunião realizada na quinta-feira (3), no Ministério da Saúde.
“A credibilidade política que construímos e o bom relacionamento com a base do governo, nos permitiu agendar com total prioridade esta reunião para tratar sobre diversas demandas trazidas pelo HC Famema. Em nossa última visita à Marília, estivemos na instituição para conhecer o trabalho que realizam e nos comprometemos a ajudar”, afirmou o deputado do PRB, que já destinou para área da saúde de Marília mais de R$2,5 milhões em emendas parlamentares.
A notícia da liberação do equipamento foi recebida com alegria pelo HC Famema. O êxito da missão ampliará o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ao diagnóstico precoce e tratamento do câncer. No total, 63 municípios da região de Marília são assistidos pela instituição. “O apoio do deputado Vinicius atendendo às várias demandas que temos apresentado tem sido de grande importância para a instituição”, disse Valdeir Fagundes, diretor-geral do Famema.
Também participaram da reunião o dr. Igor Ribeiro (diretor presidente Famar), o dr. José Carlos Nardi (docente do Famema) e a dra. Paloma Aparecida Libanio (superintendente do Famema).
Municípios assistidos pelo HC Famema
Os municípios assistidos pelo HC Famema são: Assis, Adamantina, Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Arco-Íris, Bastos, Bernardino de Campos, Borá, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Canitar, Chavantes, Cruzália, Echaporã, Espírito Santo do Turvo, Fernão, Flórida Paulista, Florínea, Gália, Garça, Guaimbê, Guarantã, Herculândia, Iacri, Ibirarema, Inúbia Paulista, Ipaussu, Júlio Mesquita, Lúcelia, Lupércio, Lutécia, Maracaí, Mariapólis, Marília, Ocauçu, Óleo, Oriente, Oscar Bressane, Oswaldo Cruz, Ourinhos, Pacaembu, Palmital, Paraguaçu Paulista, Parapuã, Pedrinhas Paulista, Platina, Pompeia, Praçinha, Queiroz, Quintana, Ribeirão do Sul, Rinópolis, Sagres, Salmorão, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Tarumã, Timburi, Tupã, Ubirajara e Vera Cruz.
Texto: Danielli Guerson / Ascom – deputado federal Vinicius Carvalho
Foto: Cedida