São Paulo (SP) – Relator da Comissão Especial que analisa a Unificação das Polícias Civis e Militares na Câmara dos Deputados, o deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP) defendeu a valorização dos profissionais da segurança pública, durante seminário realizado, na última quinta-feira (18), na Câmara Municipal de São Paulo. O evento debateu os desdobramentos e a viabilidade do projeto em âmbito nacional.
“O nosso trabalho como relator vai muito além da semântica ‘unificar’. Estamos avaliando todos os critérios que envolvem a força de segurança pública nacional para elaborar um documento embasado na realidade dos profissionais da área. Em nossas visitas aos países de primeiro mundo, identificamos que o trabalho dos agentes de segurança são valorizados e essa prática também deveria ser aplicada no Brasil, fato que infelizmente não ocorre”, afirmou o parlamentar do PRB, que deve apresentar o relatório final no primeiro semestre de 2018.
De acordo com o presidente do colegiado, deputado federal Delegado Edson Moreira (PR-MG), a participação popular é um dos caminhos para melhorar a segurança pública no Brasil. “Isso que queremos saber da população. Viajamos o país inteiro e viajaremos ainda mais para discutir e ouvir sugestões. Isso é importante para que cheguemos a um bom termo para construir uma polícia que atenda a população”, disse.
O deputado federal Antônio Goulart (PSD-SP) acredita na integração das polícias Civil e Militar. “Nós que vivemos na periferia de São Paulo sabemos o grande problema que temos com a segurança. Se não houver unificação de fardas, que pelo menos se unam e se falem, porque infelizmente as polícias não se comunicam”, afirmou.
O vereador Rodrigo Goulart (PSD), proponente do encontro na Câmara, parabenizou a iniciativa dos parlamentares. “É fundamental a Câmara Municipal de São Paulo, maior Câmara do país, receber uma discussão importante como esta. Sabemos que é um tema difícil mas é muito importante a discussão para que seja viável a unificação”, destacou.
Valorizar, motivar e recompensar
Ainda segundo o relator da Comissão, Vinicius Carvalho, os encontros nacionais e as experiências internacionais de unificação das guardas apontam que um dos grandes princípios de mudanças para a segurança é a valorização dos profissionais.“Porque não tratamos a questão da unificação num termo bem amplo da palavra? Pensando em unificar temos que pensar em valorizar, motivar e recompensar. Fazer com que esses profissionais se sintam abraçados pelo Estado Democrático de Direito”, disse o relator.
Texto e fotos: Danielli Guerson – Ascom deputado federal Vinicius Carvalho,
com informações da Ascom – Câmara Municipal de São Paulo