O ato, denominado “Taboão diga não ao desafio da Baleia Azul”, que contou com o apoio da equipe do PRB Taboão da Serra, do qual Priscila é presidente municipal, distribuiu informativos e alertou a população sobre os riscos do jogo virtual e da necessidade de os pais acompanharem os adolescentes de perto e até mesmo monitorá-los quando estes estiverem acessando a internet.
“Esta ação, que foi muito positiva, visa conscientizar os pais e a família para que fiquem atentas e acompanhem seus filhos, seus comportamentos na internet. Jovens são vulneráveis e curiosos. No pedágio, distribuímos informativos com alertas e temos certeza de que isso contribuirá para que os pais conscientizem mais seus filhos sobre os perigos deste jogo”, destacou a vereadora Priscila.
O pedágio, segundo Priscila, continuará na próxima semana quando ela e sua equipe irão de casa em casa dos bairros distribuírem informativos e conversarem com as famílias da cidade. Ainda segundo ela, serão realizadas palestras em escolas e outros locais públicos sobre o tema.
A vereadora informou que em Taboão da Serra uma adolescente, que não teve o nome revelado, estaria no nono desafio do jogo e que está sendo acompanhada pelos serviços de assistência psicológica, de saúde e conselho tutelar. O caso, segundo a republicana, foi confirmado pela secretária de Saúde de Taboão, Raquel Zacainner. A garota contou após o atendimento que uma outra menina, também moradora de Taboão, faz parte dos grupos que captam participantes pelas redes sociais como o Facebook e WhatsApp.
“A equipe do nosso município está acompanhando bem de perto. A menina tem 15 anos. Saiu do grupo, mas está muito abalada”, contou Priscila.
A vereadora cita que o suicídio tem sido uma causa frequente da morte de jovens pelo mundo e por isso pede a mobilização de todos para que ajudem na conscientização dos adolescentes e jovens para que estes não se envolvam na solidão e nos problemas pessoais que o levam à automutilação ou até a morte.
“Vamos às ruas, aos semáforos, residências e escolas para alertarmos nossos adolescentes e jovens. Ainda temos muitas famílias que não conhecem o perigo deste jogo, por isso vamos intensificar nossas ações para informa-los e ajudá-los a preservar a vida de nossos adolescentes e jovens”, finalizou a vereadora Priscila Sampaio.
Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Ascom Vereadora Priscila Sampaio