Projeto incentiva a doação de corpo póstumo para instituições de ensino e pesquisa

vinicius-carvalho-prb-projeto-incentiva-a-doacao-de-corpo-postumo-para-instituicoes-de-ensino-e-pesquisa-foto-douglas-gomes-21-03-17
De iniciativa do deputado Vinicius Carvalho, projeto determina que as despesas com transporte do corpo doado sejam arcadas pela instituição recebedora

Brasília (DF) – Para incentivar a doação de corpos póstumos para instituições de ensino e pesquisa, o deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP) apresentou o Projeto de Lei 6827/2017 que determina que as despesas com transporte do corpo doado sejam arcadas pela instituição recebedora.

De acordo com parlamentar, várias instituições de ensino e pesquisa fazem campanhas educativas estimulando a doação do corpo, mas a maioria não expressa o comprometimento em assumir os custos com o transporte. “Não teria cabimento a família do doador ter que arcar com os custos de translado do corpo para o estabelecimento recebedor. Esta medida desonerará a família e estimulará essas importantes doações”, justificou o republicano.

Vinicius Carvalho destacou, ainda, que a falta de corpos humanos para estudos em instituições de ensino e pesquisa é uma realidade. “Faculdades na área da saúde são criadas a todo momento. Estes estudantes muitas vezes não terão acesso a cadáveres para o essencial estudo da anatomia humana. Livros, ferramentas interativas e modelos plásticos são úteis, mas nunca poderão substituir o estudo direto do corpo humano. O aluno sem esta experiência será prejudicado na sua formação, o que pode ser causa de erros futuros”, alertou.

Texto: Danielli Guerson – Ascom deputado federal Vinicius Carvalho
Foto: Douglas Gomes