“Junho Vermelho”: Projeto de Lei de Wilson Zuffa propõe campanhas para incentivar doação de sangue

Seesão-Ordinária-07-02-3
“É necessário que, a cada dia, haja aumento do número de pessoas doadoras de sangue. Essa ação salva vidas”, incentiva Zuffa

Barueri – O vereador Wilson Zuffa (PRB) apresentou, durante sessão ordinária, na terça feira(14), projeto que institui no calendário da cidade a campanha “Junho Vermelho”, que será dedicada a doação de sangue.

Na Câmara Municipal de Barueri, o edil explicou que a intenção é que dentro do mês de junho a cidade promova eventos e campanhas de conscientização, podendo também ser firmada parcerias com a iniciativa privada para que a ideia alcance um maior número de pessoas.

De acordo com o republicano, por ser um período de frio, no mês de junho o número de doadores de sangue diminui, levando os bancos de sangue a ficarem sem estoques para atender os pacientes que precisam de transfusão.

 “A conscientização é a melhor forma de mostrar aos munícipes da nossa cidade a importância do ato de doar sangue”, defende o parlamentar. “O mês de junho não foi escolhido por acaso. Isso se deu porque, com a chegada do inverno, é comprovada a queda no número de doações. A diferença é significativa. Além de ser um período em que acontecessem o aumento de infecções respiratórias e outras enfermidades”, explica.

O movimento Junho Vermelho já tem sido assunto em campanhas regionais e nacionais uma vez que em 14 de junho é conhecido como o “Dia Mundial do Doador de Sangue”. “Apesar disso e em contrapartida às diminuições de doações, nessa época aumentam o número de pessoas que necessitam de transfusão. Por conta do período de férias, há um aumento de acidentes de carros nas estradas”, concluiu.

De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é que, no mínimo, 5% da população sejam doadores de sangue. No Brasil esse número chega a apenas 2%.

Texto e fotos: Bruno Frazão – Ascom Vereador Wilson Zuffa

Edição: Fábia Zuanetti – Ascom PRB/SP