A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou na manhã de hoje (23), por unanimidade, o projeto de lei do deputado federal Roberto Alves (PRB-SP) que homenageia o cartunista Mauricio de Sousa, declarando sua cidade natal, Santa Isabel, em São Paulo, como Capital Nacional das Histórias em Quadrinhos.
O projeto já havia sido aprovado, em 2015, na Comissão de Cultura e agora seguirá para análise do Senado Federal
“Reconhecer a contribuição de Mauricio de Sousa para a literatura infantil em especial para as histórias em quadrinhos, proporcionar ao município de Santa Isabel honra de um título especial e consolidar sua vocação para o turismo no Estado de São Paulo e no Brasil foram os principais motivos que nortearam a apresentação deste projeto. O estímulo a leitura é fundamental para prepararmos nossas crianças e jovens para o futuro. Mauricio ao longo de toda sua trajetória sempre foi generoso com a infância brasileira, merece esta homenagem”, afirmou o parlamentar.
Aos 81 anos, Mauricio de Sousa é considerado um dos maiores formadores de leitores do País. Na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro em 2015 lançou 44 novos títulos.
Na cerimônia de premiação do Jabuti ano passado, Mauricio deu a seguinte declaração, “como Lobato, eu acredito na força da literatura para construirmos o Brasil que todos queremos. Acredito que um país se faz de crianças e histórias. Como o jabuti das reinações de Narizinho, temos toda a condição de vencer obstáculos e alcançar nossos objetivos como nação. E não tenho dúvidas de que este plano infalível começa nas páginas dos livros, que podem ser antecedidas pelas histórias das avós, como aconteceu comigo e com Chico Bento. Ou pelos quadrinhos dos gibis, como acontece com milhões de crianças brasileiras”, defende o autor.
Com mais de 1 bilhão de gibis comercializados e dezenas de personagens de grande participação no universo lúdico dos brasileiros, Mauricio de Sousa, agora tem sua terra natal como Capital Nacional das Histórias em Quadrinhos.
Aprovado pelo Senado Federal, o projeto de número 1171 de 2015 será encaminhado para sanção presidencial. Além do topônimo, o município passará a contar com possibilidades de investimentos por parte do Governo Federal para obras de infraestrutura turística, saneamento e ação cultural.
“Com alegria recebo a notícia da aprovação deste importante projeto de lei que impulsionará de forma definitiva o desenvolvimento de Santa Isabel. Ao reconhecer nosso município como Capital Nacional das Histórias em Quadrinhos o Congresso homenageia Mauricio de Sousa e coloca Santa Isabel em posição de destaque nas artes e cultura no Brasil. Agradeço ao deputado Roberto Alves pela importante iniciativa”, declarou Fábia Porto, prefeita eleita (2016) de Santa Isabel.
“Sou taubateano, nasci na terra de Monteiro Lobato e tenho convicção que por meio da leitura novas gerações de brasileirinhos poderão chegar muito mais longe. É mais um trabalho de nosso mandato pelo reconhecimento da importância da educação na construção de Brasil melhor. Agradeço a todos os deputados pela aprovação do projeto de lei”, finalizou Roberto Alves.