Paris (21 de novembro) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, assinou nesta segunda-feira acordo de cooperação entre o MDIC e a Business France, agência governamental de promoção às exportações francesas e atração de investimentos, para promover a internacionalização de startups, além de impulsionar ações conjuntas em pesquisa, desenvolvimento e inovação. O programa piloto tem início previsto para 2017.
A iniciativa está entre os resultados que o governo brasileiro pretende obter a partir da aproximação entre os países, tema da 4ª edição do Fórum Econômico Brasil-França, iniciado hoje em Paris e promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Mouvement des enterprises de France (MEDEF). “O acordo fará com que as startups de Brasil e França aproveitem melhor o ecossistema de inovação de cada país”, avaliou.
Durante o evento, Marcos Pereira ainda destacou o reconhecimento da cidade de São Paulo como o primeiro French Tech Hub da América Latina pela Business France. O selo funciona como um indicador de centros urbanos nos quais as startups francesas devem priorizar oportunidades de crescimento. A França é o terceiro maior país no mundo em número de empresas inovadoras e somente dez cidades no mundo são consideradas “tech hubs”.
O acordo de cooperação assinado na capital francesa integra um conjunto de medidas do MDIC para estimular a atividade de empreendedores nacionais. Há cerca de dois meses, o ministro apresentou o Programa Nacional Conexão Startup-Indústria, elaborado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculado ao MDIC. A iniciativa busca aproximar indústrias e startups e contará com um investimento de R$ 50 milhões em ações que promovam a convergência entre inovação e processo produtivo.
As ações do MDIC voltadas às startups obtiveram há duas semanas o reconhecimento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups). O programa InovAtiva Brasil recebeu o prêmio de melhor aceleradora nacional de startups no Startup Awards 2016, principal premiação do ecossistema de empreendedorismo digital do país.
O InovAtiva é capitaneado pelo MDIC e Sebrae e oferece capacitação online, mentorias e conexão com o mercado, sem custo aos participantes. “O futuro do país passa pela inovação e esse prêmio prova que é possível fazer política pública de qualidade quando nos conectamos ao setor privado”, destacou o ministro.
Comércio de serviços
Outro instrumento assinado hoje foi o memorando de cooperação firmado entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e o Conselho Nacional da Ordem dos Arquitetos da França, para fortalecer as relações entre as entidades e incentivar a mobilidade de profissionais, além da troca de experiências.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC