Descentralizar o Samu, reabrir a sala de estabilização do Vale do Sol e regulamentar a Lei do Parto Humanizado são ações previstas para os 100 primeiros dias de mandato de João Farias (PRB), candidato a prefeito pela Coligação Um Novo Caminho, que tem como vice o Professor Reis (Rede Sustentabilidade).
“Quando uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência tem que atravessar a cidade para atender uma ocorrência, cada minuto pode fazer a diferença entre a vida e a morte. A descentralização do Samu é necessária e fundamental para garantir que, na eventualidade de um acidente, a vítima tenha atendimento rápido”, afirma João.
Já a sala de estabilização do Vale do Sol, inaugurada em 2012 para facilitar o atendimento médico à população e diminuir a demanda nas UPAs, foi fechada menos de dois anos depois pela prefeitura, que alegou pouca demanda e dificuldade de contratar médicos.
“A população terá atendimento médico 24 horas todos os dias da semana com a reabertura da sala de estabilização do Vale do Sol, além de uma ambulância do Samu próximo à sua residência”, garante João.
Outra proposta para os primerios meses de mandato é a regulamentação da Lei do Parto Humanizado, que estabelece regras para o cumprimento e garantia dos direitos básicos da gestante, do bebê e do pai durante toda a gravidez até o pós-parto, em toda a rede pública e privada do Estado de São Paulo.
Agenda Araraquara 200
Além das medidas de urgência para o início de gestão, a Coligação Um Novo Caminho elaborou uma série de propostas concretas para a área da saúde, que vão da prevenção de doenças à melhoria dos serviços oferecidos à população de Araraquara. Elas integram a Agenda Araraquara 200 e começam a ser colocadas em prática a partir de seu primeiro ano de mandato, quando a cidade completa 200 anos.
Ações preventivas vão combater à dengue e ao zika vírus, intensificar os cuidados com crianças, idosos e pessoas com deficiência, realizar programas de alimentação e atividades físicas nas escolas, serviços de saúde e espaços públicos e diminuir a ocorrência de queimadas, proliferação de resíduos e insetos.
Sobre a melhoria do atendimento na área da saúde, João avalia que “é preciso enfrentar de imediato problemas como a falta de profissionais da saúde e o sucateamento de serviços essenciais”. Em sua gestão, todas as unidades básicas terão aparelhos para eletrocardiograma, o Serviço de Atendimento Domiciliar será reorganizado e o tempo de espera por consultas reduzido, bem como a fila das cirurgias eletivas. Além disso, haverá integração entre as unidades básicas e o atendimento hospitalar e os exames diagnósticos de baixa e média complexidade serão agilizados.
Sobre a falta de medicamentos, outro gargalo da saúde, João afirma que vai regularizar essa oferta na rede pública municipal. Para que não faltem remédios, será feito um estoque básico e uma reserva orçamentária em caráter de urgência. “Também vamos criar uma Unidade Farmacêutica Móvel para atendimento domiciliar em casos de dificuldades sociais ou de locomoção”, acrescenta João.
De acordo com o candidato do PRB, a qualidade dos serviços está intimamente ligada à melhoria das condições de trabalho, sua logística e infraestrutura. “Para que tudo funcione corretamente, de forma organizada e em rede, serão feitos investimentos em tecnologia da informação e comunicação”, completa João, que destaca ainda em seu plano de governo o fortalecimento da rede de atenção à saúde mental, com políticas eficazes no atendimento a pessoas que sofrem em razão dos transtornos ou da dependência das drogas.
Para conhecer todas as propostas da Agenda Araraquara 200, acesse http://joaofariasedez.com.br/agenda-araraquara-200/.
Fonte: Ascom João Farias