Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor e Deputado Estadual, apresentou na Casa Legislativa o projeto de lei número 488/2016, o qual classifica como “Município de Interesse Turístico” a cidade de Guarulhos. Contemplada, a Lei destinará recursos vinculados ao Fundo de Melhoria das Estâncias ao Município.
“A verba será investida para desenvolver o setor turístico de Guarulhos. A cidade já conta com cerca de 2.500 indústrias que impulsionam as atividades econômicas da região, e atrai milhares de turistas do segmento de negócios e eventos de todo o mundo. Com o esforço dos cofres públicos, o Município desenvolverá todo o seu potencial de infraestrutura e lazer”, afirma o autor da proposta.
Inserido na Região Metropolitana de São Paulo, Guarulhos tem a vantagem de estar próximo aos mercados emissores do próprio Estado, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, que constituem, em média, 80% da demanda em turismo. Além disso, é a principal porta de entrada de visitantes estrangeiros, o Aeroporto de Cumbica é considerado o mais importante do Brasil e também movimentado da América Latina.
A cidade já registra um índice otimista nas projeções do turismo, em média, 5% ao ano. Número que será potencialmente elevado após o desenvolvimento da região, que já conta com atrativos naturais inerentes, como parques e bosques, com uma qualificada e extensa rede hoteleira, bem como ofertas de cultura e gastronomia.
Anexado ao projeto, seguiu uma vasta documentação comprovando a capacidade que o município possui para receber a classificação, requisito exigido pela Lei Complementar 1.261/2015.
“A proposta atende às reinvindicações dos moradores. O turismo movimenta a economia local, sua intensificação gerará empregos, renda e oportunidades à população. Guarulhos é uma cidade que possui encantos para todos os gostos, e já é considerada pelos turistas como hospitaleira e receptiva, com povo acolhedor”, concluiu o Xerife Jorge Wilson.
O Título de “Município de Interesse Turístico” contribuirá sobremaneira com o desenvolvimento local e regional. Os reflexos à promoção do turismo são fundamentais para o crescimento sustentável do País.
Fonte: Vanessa Palazzi – Ascom Deputado Jorge Wilson