O projeto de lei nº 289/16, de autoria do deputado estadual Sebastião Santos (PRB), foi protocolado dia 6 de abril, quarta-feira, no plenário Juscelino Kubitschek, com a presença do presidente do PRB da cidade, Ricardo Augusto e a chefe de departamento de Turismo, Luana Reis. O projeto institui o município de Jahu a tornar-se “Município de Interesse Turístico”.
O pedido será analisado pela mesa diretora e encaminhada para as comissões permanentes da Assembleia Legislativa. Após sua legalidade, a documentação será analisada pelos deputados e encaminhada para regime de votação em plenária e sansão do Governador. “Mais um município entra na lista de interesse turístico do Estado de São Paulo. Vamos trabalhar para que Jahu também possa conquistar esse título de grande importância, pois ajudará a fomentar o turismo regional do Estado”, explica Santos.
Conheça o turismo de Jahu
Jahu possui uma população aproximada de 140 mil habitantes e está localizada a 296 quilômetros da capital. No município são realizados anualmente diversos eventos que atraem turistas de todo o Estado como: o carnaval, festa do peão de boiadeiro, natal ao ar livre, festa do Frei Galvão, festival caipira, festival gastronômico Saul Galvão, festival de inverno, São Jauense Internacional de Arte e Fotografia, festival Hilda Histi, semana da Consciência Negra e o teatro vivo ao ar livre realizado na semana Santa, movimentando cerca de 1 milhão com turismo religioso.
São considerados pontos turístico de Jahu o Shopping Território do Calçado, Centro Histórico, Reserva Ecológica Amadeu Botelho, fazenda histórica Mandaguahy e o porto do Frei Galvão, ressaltando o hospital Amaral Carvalho, um dos maiores hospitais oncológicos que atende a cerca de 180 mil pacientes anualmente.
Texto e foto: Ascom Sebastião Santos,
com informações da Ascom Executiva PRB Jahu