A Assembleia Legislativa de São Paulo analisa o Projeto de Lei nº 67/2016, de autoria do deputado estadual Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor (PRB-SP), que garante a distribuição gratuita de leite com fórmulas infantis especiais para crianças lactentes pela rede pública de saúde do Estado. O texto está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
“A intolerância à lactose é uma deficiência do organismo causada pela ausência ou deformidade da enzima intestinal lactase, responsável pela decomposição do carboidrato do leite, a lactose”, explica o parlamentar ao destacar que o consumo de leite comum por crianças portadoras dessa deficiência pode resultar em diversas alterações abdominais e, na maioria das vezes, diarreia, vômitos e perda de peso, podendo ocasionar até uma aguda desidratação.
O republicano salienta que os lactentes necessitam de uma readaptação alimentar composta por produtos livres de lactose. “Um alimento indispensável na nova dieta é o leite, pois influencia em todo o desenvolvimento da criança devido ao seu alto valor nutricional. Além disso, sua ausência na nutrição acaba ocasionando potencial repercussão na saúde coletiva”, apontou.
Texto: Mateus Lima / Ascom – Alesp
Edição: Agência PRB Nacional
Foto: Agência Alesp32