O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou o Projeto de Lei nº 225/2009, de autoria do deputado estadual Gilmaci Santos (PRB-SP), que institui a comemoração à Semana de “Chanucá”. O texto foi transformado na Lei nº 16126/2016 e agora faz parte do calendário estadual.
A palavra Chanucá significa inauguração. A festa de Chanucá, também conhecida como a Festa das Luzes, é comemorada por judeus de todo o mundo e acontece sempre no 25º do mês de Kislew do calendário judaico. No Brasil, a data corresponde aos meses de novembro ou dezembro. Nesse ano, ela começa em 24 de dezembro e terminará em 1º de janeiro de 2017.
Gilmaci Santos lembra que a legislação não irá onerar o orçamento do Estado e que se trata de uma propositura que homenageia a comunidade judaica. “São Paulo tem a segunda maior população judaica da América Latina e essa lei tem o objetivo de fixar uma data que relembre as lutas e vitórias dessa comunidade”, disse o deputado do PRB.
A celebração da data dura oito dias e relembra a reinauguração do Templo Sagrado de Jerusalém, que ocorreu no ano 3.597 do calendário judaico (164 a.C), conquistado após anos de guerras. A festa teria recebido esse nome, porque, segundo os judeus, após a conquista do templo um milagre aconteceu: apenas uma pequena quantia de azeite foi o suficiente para manter um candelabro aceso por oito dias.
Fonte e foto: Ascom deputado estadual Gilmaci Santos