O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Conselho Tutelar, realizado sexta-feira 29/1, na Câmara Municipal de Barretos, reuniu 168 conselheiros tutelares do Estado de São Paulo, além de autoridades locais e estaduais. Sebastião Santos (PRB), coordenador da frente parlamentar, apresentou diversos projetos aos conselheiros presentes e explicou a importância da parceria com os novos conselheiros eleitos.
“A partir de agora vamos discutir os principais problemas, analisar e ajudar no que for preciso para melhorar. A frente parlamentar é o braço direito da população com os deputados”, ressalta o deputado. Entre as ações discutidas, foram implantadas metas e diretrizes para mudança do estatuto da entidade, divulgação do novo kit e abordagem de conduta dos conselhos, que será implantado nos 647 conselhos tutelares instalados nos municípios de São Paulo.
“Esse momento é de suma importância para o avanço e crescimento contínuo dos conselheiros tutelares. Existem dificuldades em vários setores, mas temos que nos fortalecer para ganhar forças e dedicarmos ao máximo”, explica o representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente do Estado de São Paulo (Comdeca), Eduardo Pedro de Carvalho. Para o juiz da Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto, Evandro Pelarin, “o Conselho tutelar vem do povo, ele tem que fazer a decisão colegiada em situações de risco sempre. A parceria com Vara da Infância e Juventude é de grande importância nessas ações”.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação Deputado Sebastião Santos