O presidente da Comissão do Esporte, deputado Márcio Marinho (PRB-BA), enfatizou a necessidade do trabalho dos profissionais de educação física. “Estamos em construção de um plano nacional de esporte. Nosso objetivo é fazer como que todas as escolas do Brasil tenham atividades físicas como matéria curricular e sabemos que sem um professor isto será impossível”. Marinho indicou ao prêmio o diretor de esporte da prefeitura de Salvador, Teófilo Senna, a quem ele descreveu como “apaixonado pelo esporte e pela prática de educação física, alguém que tem feito a diferença no nosso estado”.
Ao receber o prêmio, Teófilo Senna destacou a importância do reconhecimento por parte dos parlamentares. “FomentaR a atividade física é estimular e valorizar o profissional. É importante ver este debate na Câmara dos Deputados. Este é um momento que buscamos usar o esporte como ferramenta de inclusão social”, disse.
O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) enfatizou a relevância das práticas esportivas para o desenvolvimento pessoal. “Por meio do esporte aprendemos a trabalhar em equipe, a desenvolver a disciplina e a cuidar de nós mesmos. Hoje fizemos uma homenagem justa aos 400 mil profissionais brasileiros devotados a cuidar das maiores riquezas do povo, a saúde e a educação”, afirmou.
Os deputados Vinicius Carvalho (PRB) e Cleber Verde (PRB-MA) foram responsáveis pelas indicações do professor, Bruno Estevão, e do professor Geofran dos Santos, respectivamente. A solenidade também contou com a presença da viúva de Manoel José Gomes Tubino, Vera Lúcia de Menezes Costa e do ministro das Comunicações, André Figueiredo.
Saiba mais
O professor Doutor Manoel José Gomes Tubino é considerado um ícone da Educação Física brasileira e Mundial. Quando presidiu o Conselho nacional de Desportos (CND), ele criou a Comissão de Reformulação do Esporte que proporcionou a renovação da legislação esportiv, buscando à democratização no esporte do país. Tubino foi secretário de Educação Física e Desportos (SEED), presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento do Esporte (INDESP) e vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).