Em um bate-papo, Jean Madeira fala sobre os desafios de sua gestão, os projetos para fortalecer o setor em São Paulo, a importância do esporte como ferramenta de inclusão social e suas expectativas em relação às Olimpíadas de 2016.
ENTREVISTA
Agência PRB Nacional – Secretário, quando foi que resolveu se engajar na política?
Jean Madeira – Na verdade, recebi um convite para assumir a liderança da juventude republicana. Começamos a realizar em São Paulo várias ações voltadas para o esporte e educação, fazendo com que a nossa juventude pudesse ter voz e vez. Recebi também o convite presidente Marcos Pereira para compor a chapa do PRB para disputar uma vaga Câmara Municipal de São Paulo, onde fui eleito com 35.036 votos. Isso quer dizer que nunca tivemos nenhuma pretensão política, pelo contrário, o tempo todo a nossa atuação foi participativa e sempre busquei estar envolvido nas políticas públicas, discussões, buscando identificar de que maneira o jovem podia ter a sua atuação reconhecida. Participei de muitos fóruns e isso resultou nessa oportunidade. O PRB é um partido jovem e de grandes oportunidades. Sou prova disso, recebi essa oportunidade e estou procurando fazer jus à confiança que me foi outorgada.
Agência PRB Nacional – Já trabalhou com projetos sociais no passado? Como foi a experiência?
Jean Madeira – Desde os 17 anos trabalho com ações sociais. Como faixa preta de judô, sempre utilizei o esporte como instrumento de inclusão social. Trabalhei com projetos voltados para a área de educação, cultura, cidadania e até mesmo na área lúdica. São duas décadas de dedicação a ações sociais e projetos de prevenção à drogas. A nossa juventude precisa ser colocada no caminho e as drogas têm abortado o futuro e a vida. Tive a oportunidade de liderar um projeto muito bonito no Rio de Janeiro, Salvador e aqui em São Paulo, voltado para a prevenção e combate às drogas. Não tínhamos gritos vazios, mas resultados concretos de jovens que conseguiram deixar as drogas e foram inseridos na sociedade, e não apenas isso, tomando posição, tomando seu papel e sua parcela de contribuição. Quem sabe fazer o bem e não o faz, comete uma iniquidade, se você sabe fazer o bem porque não o fazer? Continuo sendo jovem, pois o jovem é aquele que nunca deixou de sonhar.
Agência PRB Nacional – Você foi indicado pelo PRB para assumir a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo. Qual o balanço ao longo desses 11 meses de gestão?
Jean Madeira – Com todo esse trabalho e dedicação, recebemos o convite do presidente Marcos Pereira e do governador Geraldo Alckmin para assumir o comando da Secretaria Estadual do Esporte, Lazer e Juventude de São Paulo. Em dezembro do ano passado, nos reunimos para conversar um pouco sobre o nosso trabalho, o esporte, a questão de eu ser faixa preta de judô, o trabalho desenvolvido com os atletas e o esporte em si, como forma de inclusão social. Conversamos também sobre a minha atuação como vereador, na área lúdica, com várias ações para crianças, com o objetivo de que elas deixassem de lado a tecnologia e pudessem interagir com outras. Acredito que isso aniquila o bullying e faz com que os pais participem mais da vida escolar. Dialogamos também sobre projetos que visam a prevenção das drogas entre os jovens. Isso chamou atenção do governador. Assumi a pasta no dia 1º de janeiro deste ano e começamos a atender federações, ligas, atletas, tanto que agora somos intitulados como a ‘casa do atleta’, porque o atleta aqui tem prioridade, ele tem que ser ouvido, atendido e pode trazer os seus projetos. Também começamos a visitar vários municípios. Toda vez que vou a um município, visito também a câmara da vereadores, porque quando há essa sinergia e deixamos de lado as siglas partidárias, automaticamente geramos um benefício muito maior para o esporte. Às vezes, as siglas atrapalham e a maneira republicana de administrar é essa. Não olhamos quem é vermelho, azul, verde ou amarelo, olhamos qual é o interesse e o benefício que vai chegar ali e qual o fomento esportivo que vamos idealizar. De lá para cá, não paramos. Temos a ‘Secretaria Itinerante’, centros de formação esportiva, centros de excelência, fazendo com que as crianças, jovens e idosos, por meio do cartão ‘Vida Ativa’, possam ter uma vida de qualidade. Cada real investido no esporte, significa investir em segurança pública, educação, cultura. Além disso, estamos contribuindo para a construção de uma cidade muito melhor.
Agência PRB Nacional – Fale um pouco sobre as ações da secretaria em sua gestão.
Jean Madeira – A secretaria trabalhava com o esporte social de iniciação esportiva no município e depois saltava para centro de excelência esportiva. Porém, ficava uma lacuna de um para o outro. Então, em nossa gestão, criamos 13 centros de formação esportiva, dando oportunidade às crianças que saíram do esporte social e agora vão receber um alimento mais sólido, no que diz respeito à educação esportiva. Temos centros em vários municípios, a exemplo de Itanhaém, Americana e outros. Mapeamos o estado e inauguramos 13 novos centros que ofertam várias modalidades esportivas como boxe, tênis, judô, karatê, além de modalidades coletivas. Criamos também um movimento para juventude chamado ‘Na Atividade’, onde fazemos convênios com municípios para ações de prevenção às drogas. Infelizmente as drogas são uma realidade no nosso país e não adianta apenas discussões sobre o assunto, é necessário fazer um trabalho, arregaçar as mangas. Quando falo em debate, não estou menosprezado o diálogo e discussões, mas é importante ter ações efetivas como chegar à comunidade e mostrar que a droga mata e destrói. A secretaria está investindo desde a iniciação esportiva ao alto rendimento. É um trabalho gigantesco aqui em São Paulo para que de fato possamos fazer com que o estado esteja ativo, movimentado, enérgico e cheio de vida por meio do esporte.
Agência PRB Nacional – O esporte é antes de tudo uma ferramenta de inclusão social. Qual o maior desafio em São Paulo?
Jean Madeira – O maior desafio é fazer com que de fato todos os programas existentes dentro da secretaria e os projetos que temos para 2016 se tornem realidade. Por isso, estamos dialogando sempre com a casa civil e com o governador. Este ano por exemplo, levamos 1,2 mil atletas de judô uniformizados para o Palácio dos Bandeirantes e trouxemos o governador Geraldo Alckmin, que é faixa amarela, colocamos um quimono nele e fizemos uma faixa como uma homenagem a ele, além de várias apresentações. Nosso objetivo foi fazer com que o governador pudesse compreender a importância do investimento no esporte. Além dessa iniciativa, também realizamos inúmeras outras. O esporte vai além de um convênio ou contrato assinado. Você tem que está ali firme e sentir, ter contato físico com as pessoas, isso que é legal e isso que estamos buscando.
Agência PRB Nacional – Qual sua expectativa em relação às olimpíadas do ano que vem?
Jean Madeira – Vai dar Brasil! (risos). Parabenizo a gestão do ministro George Hilton à frente do Ministério do Esporte e Comitê Olímpico. Muitos questionaram a experiência de Hilton para assumir a pasta e o fato de ser muito jovem para ocupar um cargo no primeiro escalão do governo federal. Mas se esqueceram de que ninguém sabe tanto que não possa aprender e nem tão pouco ensinar. É isso que o PRB está mostrando na gestão administrativa do esporte. Olha aí os resultados. Os Jogos Pan-americanos, por exemplo, foi um grande avanço do esporte no Brasil. A nossa gestão é humana, isso é fato. Muitos me perguntam: Que equipe imagina para as Olimpíadas de 2016? Brasil, Brasil na cabeça. O ministro George Hilton é assertivo e super acessível, tenho certeza que essa abertura ele dá a todos os demais secretários, para que todos os benefícios e programas do Ministério do Esporte possam chegar aos municípios.
Não é à toa que no início de sua gestão, ele realizou o fórum nacional com todos os delegados esportivos e secretários estaduais, aproximando do ministério, todos os aliados do esporte. É a prova de uma excelente gestão. Em cima desses resultados, temos a certeza que o Brasil vai se dar bem olimpíadas e que vai nos trazer muito orgulho e acima de tudo, vai nos deixar um grande legado, porque o que queremos é que as crianças estejam motivadas, nossos atletas recebam medalhas e cada estado avance. O Brasil vai avançar, gerando oportunidades para todos.
Agência PRB Nacional – Como você vê a relação do jovem com a política?
Jean Madeira – É de suma importância. Aquele que não gosta de política será governado por quem gosta. A juventude tem que compreender que eles têm uma coisa que se chama ‘força’. Agora, ela precisa ter ordem. Uma juventude organizada vai canalizar a sua força naquilo que é correto, bom e que vai trazer benefício para o país, estado e municípios.
A nossa juventude precisa ter essa consciência e tenho certeza que o coordenador Renato Junqueira tem feito um excelente trabalho em todo o país. Em são Paulo, a juventude republicana é representada pelo Peterson Pepe, que também é um militante e uma pessoa que está sempre nas comunidades e periferias, levando voz e vez aos nossos jovens. Tudo o que a juventude precisa é ser ouvida. Agora, sabemos que o jovem faz barulho, mas precisa ser ouvido. Mas na hora de falar, ele precisa ter prioridade e tem que mostrar quais são seus ideais. O PRB tem formado jovens visionários, que tem uma mente formada e que vão de fato revolucionar este país. A juventude tem que estar envolvida em discussões políticas, desde os grêmios estudantis, caso contrário, ele transfere o poder dele para outra pessoa.
Agencia PRB Nacional – Você acredita que por meio do esporte é possível garantir aos jovens novas oportunidades?
Jean Madeira – O esporte integra. Por si só ele já gera oportunidades. Estive em Ribeirão Preto para reinaugurar um centro de excelência do judô e na oportunidade conheci um rapaz que o sonho dele era ser traficante. Tudo o que ele tinha na comunidade era isso, o traficante era sua referência. Quando ele conheceu o esporte, mudou totalmente seu pensamento. Agora, ele quer ser um medalhista e campeão de judô. Isso quer dizer que de fato o esporte trouxe para ele perspectiva de vida. O esporte faz com que nossa juventude possa ter um novo norte e padrão de vida e começar a sonhar.
Agência PRB Nacional – Sobre as eleições do próximo ano, vai concorrer a algum cargo eletivo?
Jean Madeira – Eu sou um bom servo do meu partido. Eu sirvo ao povo e fielmente ao PRB. Aquilo que for melhor para o partido e para o povo, estarei à inteira disposição. Não posso dizer que sim ou não. Tudo vai depender do direcionamento da executiva do partido em São Paulo.
Agência PRB Nacional – Quem é Jean Madeira?
Jean Madeira – Tenho 38 anos, sou locutor, faixa preta de judô, pai de uma menina de 12 anos e casado. Estou com minha esposa desde os meus 16 anos de idade, minha eterna namorada, e juntos sempre trabalhamos na recuperação dos jovens em situação de vulnerabilidade social. Jean Madeira é essa pessoa que gosta de fazer o bem e nas oportunidades que tem, usa aquilo que recebeu e o poder que foi confiado para fazer o bem. Já que é madeira, é pau para toda obra. Isso me define!.
Agência PRB Nacional – Qual a mensagem que você deixa para a juventude, profissionais do esporte e população paulista?
Jean Madeira – Vou deixar uma mensagem que o meu pai deixou antes de falecer. Aos 25 anos de idade perdi o meu pai. No momento em que esperávamos o socorro decorrente de um derrame eu disse: Pai, por favor, não morra! Ele olhou nos meus olhos e disse: Jean, um guerreio nunca morre! E é esse espírito que eu carrego dentro de mim, um espírito aguerrido, de lutar pelos ideais de aprender a lutar e levantar. A vida é assim, ela derruba, mas se somos guerreiros, levantamos. Então, Brasil e jovens, vocês são guerreiros e que esse espírito de guerra não morra dentro de vocês. Sempre lute pelos seus ideais e objetivos porque todos o seus sonhos podem se tornar realidade.
Fonte e foto: Agência PRB Nacional de Notícias