O deputado estadual Wellington Moura (PRB) apresentou o projeto de Lei 1217/2015, que obriga os restaurantes e similares que servem refeições à “la carte” ou porções a oferecerem desconto de 50% para quem tenha o estômago reduzido através de cirurgia bariátrica ou qualquer outra gastroplastia. A lei estabelece que o beneficiário deve comprovar sua condição através da apresentação de um laudo ou declaração que comprove a cirurgia.
A divulgação nos estabelecimentos deve ser feita através de cartazes e no próprio cardápio, para que os clientes possam ter ciência do direito garantido pela lei.
“ Nada mais correto do que estabelecer uma lei como essa a nível estadual, para que todas as pessoas que foram submetidas a esse tipo de cirurgia, e que de fato vão comer menos paguem pelo preço justo” declarou Moura.
A cirurgia bariátrica hoje é usada como uma forma de dar qualidade de vida para o paciente obeso, ajudando a amenizar e até acabar com problemas de saúde causados pelo excesso de peso. Todo o paciente que é submetido a esse tipo de procedimento, recebe ainda acompanhamento psicológico e nutricional, para que seja feita uma mudança na alimentação e no estilo de vida.
Por: ASCOM – Deputado Wellington Moura