Pereira falou da importância da cidade, com 260 mil habitantes, a 115 km da capital paulista, especialmente por sediar grandes indústrias como Pirelli, Coca-Cola, Honda do Brasil e 3M. O líder republicano elogiou o currículo do novo filiado – médico e especialista em gestão empresarial – e garantiu seu apoio pessoal à eventual candidatura de Dr. Rui (como é conhecido) no ano que vem.
“Sumaré, a exemplo de outros municípios brasileiros, passa por uma situação degradante. Isso acontece porque é conduzida por um ‘político profissional’”, disse. Para ele, o País precisa se reencontrar com a prática da boa política que só os “vocacionados” podem oferecer. “Dr. Rui não precisava ser político, ele é médico. Ao colocar seu nome para ser vereador, e agora, com aval do PRB, pré-candidato a prefeito, ele demonstra que é um vocacionado”.
Dr. Rui deixou o PSDB após 15 anos filiado ao partido. Em seu discurso, fez duras críticas à atual gestão no município e disse que Sumaré inicia hoje “uma nova proposta de vida”. “Nós temos hoje um comando municipal que nos frustra a todos. Que não tem respeito pela população, que não tem respeito pela saúde, que não se empenha em resolver as questões essenciais para a preservação da vida”, disparou.
Alinhado ao pensamento de Pereira e do PRB, de resgatar o republicanismo, Dr. Rui afirmou que “o gestor público não pode se apequenar com ‘politicalhas’ por interesses pessoais, esquecendo-se das verdadeiras necessidades que a população tem”. Criticou também os políticos que saem às ruas pedindo o voto do cidadão, e que depois “se escondem no gabinete para fazer acordos com seu pequeno grupo”.
Médico formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Dr. Rui apega-se ao juramento que fez na ocasião da sua formatura. “Fiz um juramento na minha formatura, que é defender a vida, defender a dignidade humana, a profissão que abracei. Não posso, na minha vida pública e pessoal, frustrar esse juramento, porque isso seria um contraponto na minha disposição de ter uma vida digna e poder olhar nos olhos da minha esposa e dos meus filhos”.
O novo filiado de Sumaré foi convidado a ingressar no PRB pelo presidente da Câmara de Paulínia, Sandro Caprino. Ao narrar o episódio, Caprino disse que em apenas duas conversas ele pode ver que Dr. Rui “tinha a cara do PRB”. “Vi uma pessoa que se preocupa com a população, até porque é médico. Então eu disse: ‘Venha para o partido que pensa nas pessoas, que tem ideologia própria, que tem proposta para a cidade e para o País’. E hoje estamos aqui”.
Região Metropolitana de Campinas
Sumaré fica na Região Metropolitana de Campinas, a terceira maior cidade paulista. O deputado federal Roberto Alves, coordenador do partido na região, revelou que outros nomes estão sendo trabalhados para a disputa municipal de 2016. “Devemos ter também candidato em Monte Mor. Convidei o prefeito de Jundiaí e estamos avançando em outras cidades”. Campinas, inclusive, terá o ex-prefeito Pedro Serafim na disputa. Alves colocou-se à disposição para ajudar Dr. Rui.
Também participaram do evento o deputado estadual Gilmaci Santos (PRB); o vice-presidente estadual do PRB, Sérgio Fontellas; o presidente do PRB em Sumaré, Anielo Rosa, além de vereadores, militantes e simpatizantes do PRB e de outros partidos da região.
* Você pode ver mais fotos no Flickr do presidente Marcos Pereira – clique aqui.
Por: Diego Polachini – Comunicação – Presidência Nacional
com informações de Aline Farias – PRB São Paulo
Fotos: Alison Leite