O levantamento considera bom negociador aquele parlamentar que, sem abrir mão de suas convicções políticas, respeita a vontade da maioria mantendo coeso seu grupo político. “São atributos indispensáveis ao bom negociador, além da credibilidade, a urbanidade no trato e o controle emocional”, diz o estudo.
O bloco liderado por Russomanno (PRB, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB, PTC, PSL e PTdoB) conta com a participação de 38 parlamentares e representa a quarta maior força política na Câmara dos Deputados.
Saiba mais
O Diap realiza anualmente a lista dos “Cabeças” do Congresso Nacional desde 1994 e tem por objetivo identificar os cem parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais. O departamento adotou critérios qualitativos e quantitativos que incluem aspectos posicionais (institucionais), reputacionais e decisionais.
Para facilitar a leitura, o DIAP identificou e classificou os parlamentares em cinco categorias, de acordo com as habilidades de cada um, dando destaque à característica principal de cada operador-chave do processo legislativo. As categorias são: a) debatedores, b) articuladores/organizadores; c) formuladores; d) negociadores; e, e) formadores de opinião. As classificações não são excludentes. Assim, um parlamentar pode, além de sua habilidade principal, possuir outras secundárias.
De acordo com essa classificação, os “Cabeças” 2015 possuem 40 parlamentares debatedores, 29 articuladores/organizadores, 20 formuladores, 9 negociadores e dois formadores de opinião.
Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB, Com informações do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
Foto: Douglas Gomes