As telas retratam a trajetória do partido para conseguir o registro do então Partido Municipalista Renovador (PMR), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deferido no dia 25 de agosto de 2005, além de destacar a filiação do vice-presidente da República, José Alencar, que foi quem apresentou a proposta de alteração do nome para Partido Republicano Brasileiro. Essa mudança, evoluiu o conceito político da legenda e representou um marco na história doPRB.
A exposição também retrata as conquistas da sigla ao longo desses 10 anos, a exemplo da primeira eleição que credenciou o republicano José Alencar ao cargo de vice-presidente da República, a conquista do primeiro ministério, a criação da Fundação Republicana Brasileira (FRB), o aumento do número de filiados, bem como a primeira participação nas eleições municipais, em 2008, ocasião em que foram eleitos 54 prefeitos e 780 vereadores. Os registros também passam pela eleição do senador Marcelo Crivella, a criação dos 15 movimentos sociais e setoriais, a conquista dos Ministérios da Pesca e Aquicultura e Esporte, além da eleição de 21 deputados federais, 31 estaduais e 1 distrital no pleito de 2014.
Para a curadora da obra, Helen Assumpção, a exposição demonstra que o PRB é um partido que tem uma história bonita para contar. “As telas fazem uma linha cronogeológica da história de um partido que nasceu do sonho de construir um país melhor, que tem conteúdo e força popular. Buscamos sintetizar na exposição, a evolução do partido nesses 10 anos de história e destacar que o PRB tem muito a crescer e fazer a diferença na vida do povo”, afirmou.
A exposição ficará aberta ao público até o dia 18 de setembro e poderá ser visitada nos dias de funcionamento da Câmara dos Deputados.
Texto: Laize Andrade e Maurizan Cruz / Ascom Liderança do PRB
Fotos: Roberto Ribeiro / Ascom Liderança do PRB