Em seu pronunciamento, Pereira afirmou que vai acompanhar pessoalmente os rumos do partido na cidade tanto pela sua importância no interior de São Paulo como em cumprimento a uma resolução que será publicada pela Executiva Nacional, na qual o presidente passa a avaliar as decisões em municípios acima de 200 mil eleitores. Além disso, Pereira anunciou que o PRB de Rio Preto será presidido por Karina. Ela permanecerá diretamente ligada a ele e ao vice-presidente estadual, Sérgio Fontellas.
“Rio Preto é um dos mais importantes municípios não só do estado de São Paulo, mas do País. Por isso quero participar ativamente das decisões do PRB local e contribuir para o desenvolvimento da cidade”, disse ele, que abriu conversas com líderes políticos locais de olho em 2016. Além disso, Pereira agradeceu a comenda e contou um pouco da sua trajetória profissional e da infância sofrida – filho do amor proibido do patrão com a empregada, adotado por um casal e criado pela avó adotiva paterna.
Ao justificar a homenagem, Karina disse que Pereira “tem sido o farol que norteia nossa agremiação” e destacou seus “princípios éticos e morais” como esperança para um país melhor. “O Brasil está machucado pelos escândalos de corrupção que temos assistido. Sua postura e o caráter irretocável de suas ações o têm consolidado como líder no cenário político nacional”, exaltou. A agora presidente do PRB em Rio Preto tem também a missão de atrair bons nomes para concorrer a vereador em 2016.
O PRB de Rio Preto não descarta a busca por um nome para concorrer à prefeitura. A própria Karina foi considerada por Pereira como uma potencial candidata a vice-prefeita em alguma chapa. Embora essa possibilidade tenha sido ventilada na imprensa, não há nenhuma conversa concreta nesse sentido. “Partido que quer crescer tem que disputar eleições. E se houver um candidato que possa protagonizar o debate em favor da cidade, por que não lançá-lo? Ganhar ou perder é do jogo”, disse Pereira.
Valdomiro considerou que a homenagem não é só da vereadora Karina, da Câmara ou do prefeito, mas de toda a população rio-pretense. A partir de agora, disse, Pereira cria um vínculo importante com a cidade. Ele também elogiou o trabalho dos deputados do PRB, em especial Sebastião Santos (estadual) e Antonio Bulhões (federal), que destinaram recursos para Rio Preto. Uma das conquistas do partido foi a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Estoril/Tangará.
Embora o PRB rejeite fazer oposição raivosa, o presidente nacional autorizou Karina a atuar de forma mais independente na Câmara. O partido não participou da eleição de Valdomiro e não tem vínculos com o governo municipal. “Não quero uma postura subserviente. Devemos fazer as críticas necessárias em defesa dos interesses públicos”, disse ontem durante intensa agenda na imprensa. Pereira concedeu entrevistas em três rádios, na Rede Record e aos jornais Diário da Região e DHoje.
Pereira pede emenda para banda da PM
A banda do 17º Batalhão da Polícia Militar chamou a atenção de Marcos Pereira durante a apresentação na solenidade. Ele chegou a consultar o deputado Sebastião Santos (PRB) para saber se é possível destinar recursos estaduais por meio de emenda parlamentar, para que possam ser investidos em infraestrutura e instrumentos. “Quero pedir aqui para que o deputado Sebastião faça uma consulta. Se for possível, eu gostaria que você destinasse uma emenda para a banda”, disse.
Pinato compara Pereira a maestro
O único deputado federal da região de Rio Preto, Fausto Pinato (PRB) disse que o partido é como uma banda no seu dia a dia. “Vi a banda da PM tocar. Cada um com seu instrumento. Mas quem conduz a banda é o maestro. Marcos Pereria é o maestro que tem liderado o PRB. É um grande estrategista”. Pinato afirmou ainda que o PRB foi o único partido a votar a favor da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos acompanhando integralmente o comando do presidente nacional.
Participaram da solenidade Gilmaci Santos (deputado estadual – PRB); Eni Fernandes (secretária municipal de Política para as Mulheres); Adauto Pereira (diretor da Record Rio Preto); Jean Dornelas (advogado e apresentador de TV); Manoel Antunes (ex-prefeito e ex-deputado), além de prefeitos, vereadores, presidentes municipais e militantes do PRB e de outros partidos. O ex-prefeito e ministro dos Portos, Edinho Araújo, ligou parabenizando Pereira pela homenagem.
Por: Diego Polachini – Comunicação – Presidência Nacional
Fotos: Alison Leite