Ao discursar para mais de 150 pessoas, Pereira agradeceu a homenagem e lembrou, como professor universitário, que cultura e educação são pilares fundamentais de uma sociedade forte e sadia. “Cada centavo destinado a essas duas frentes jamais pode ser considerado como gasto, mas sim investimento certo para um país melhor”, disse.
Ele destacou o papel da Fundação Republicana Brasileira, braço intelectual do PRB, que tem levado educação e cultura política aos quatro cantos do país. “Mais de 10 mil alunos de todos os estados já participaram de um dos cursos presenciais ou à distância, pela internet”. A FRB oferece cursos de idiomas e de capacitação política.
“A fundação já deu entrada no pedido para implantar a faculdade e a pós-graduação. Isso é respeito ao povo brasileiro. É o republicanismo exercido na prática. É o dinheiro público empregado para benefício das pessoas. Todo partido deveria agir assim”, afirmou Pereira. A FRB foi elogiada inclusive pelo Ministério Público Eleitoral.
Ao justificar a homenagem, Gomes exaltou as qualidades que fizeram de Pereira a revelação política dos últimos anos no Brasil. Sua opinião foi compartilhada pela vice-prefeita de Diadema, Silvana Guarnieri, representando o prefeito Lauro Michels. “Sua boa índole tem colocado o PRB na vanguarda da mudança da política no país”, disse.
O presidente da Câmara, José Francisco Dourado, destacou a “sabedoria” do vereador Gomes ao apresentar o projeto que homenageou Pereira. Ele lembrou que a medalha foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares de Diadema. “Essa é uma homenagem de todos os 21 vereadores desta Casa”, ressaltou.
A atuação do PRB no esporte foi lembrada pelo secretário municipal de Educação, Marcos Michels, como elemento essencial no processo educacional. O partido está à frente do ministério e de três secretarias estaduais de esportes, entre elas São Paulo. “Vejo a responsabilidade e o grande trabalho que ele tem feito em poucos anos”.
A cerimônia contou com a presença dos deputados estaduais Gilmaci Santos e Wellington Moura (ambos do PRB); vereador de Diadema, Ricardo Yoshio (PRB); Coronel Djalma de Lima Santos; chefe de representação do Ministério do Esporte, Marcelo Rigotti; do presidente estadual do PRB, Sérgio Fontellas; vereadores do partido no ABC, além de secretários municipais.
Pereira pede empenho pela boa política
Outra vez o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, afirmou perceber um divórcio entre a sociedade e seus representantes. Para ele, o cidadão não tem se sentido representado pela classe política e pediu mudança de comportamento aos republicanos.
“Precisamos resgatar a prática da boa política. Sempre me questionam: e como fazer isso? Eu respondo: não há boa política sem ética, não há boa política sem bom exemplo. E exemplo se dá não com palavras, mas com atitudes”, concluiu.
De acordo com o presidente, o PRB está empenhado em dar uma resposta efetiva à sociedade. “Percorri o Brasil nos últimos quatro meses para mostrar aos brasileiros que há esperança. A esperança está em nós”. Pereira exaltou a participação das mulheres e dos jovens nesse processo.
Diego Polachini e Marina Escarminio – Comunicação – Presidência Nacional
Fotos – Alison Leite