A defesa dos interesses da magistratura foi um dos pontos debatidos na visita. Pereira afirma que o Poder Judiciário “é o esteio da democracia” porque traz segurança jurídica e garante o equilíbrio entre os poderes Executivo e Legislativo. “Colocamos à disposição nossa bancada federal e o bloco liderado pelo PRB, com 38 deputados, para lutar pelo fortalecimento da magistratura”, disse Pereira.
“Foi uma honra receber o presidente Marcos. Desde o ano passado ele e os deputados do PRB têm sido atenciosos com a nossa causa”, afirmou Oliveira. O encontro foi acompanhado pelo 2º vice-presidente da Apamagis, juiz Oscild de Lima Júnior, pela diretora financeira, juíza Vanessa Mateus, e pelo desembargador Marco Antônio Marques da Silva, entre outros magistrados.
Recentemente, a maior parte da bancada republicana votou contra a chamada ‘PEC da Bengala’ (Proposta de Emenda à Constituição 457/05), que eleva de 70 para 75 anos a idade para a aposentadoria compulsória de ministros de tribunais superiores e do TCU (Tribunal de Contas da União). A Apamagis era contra a proposta, que foi aprovada pelo Congresso Nacional.
“Temos pela frente uma agenda para relacionar os projetos de interesse da carreira. No que depender de nós, vamos trabalhar por tudo aquilo que fortaleça a magistratura”, comprometeu-se o presidente do PRB, elogiado pelo desembargador Marques da Silva pela condução e crescimento do partido. “Este homem é honrado e tem credibilidade”, declarou o magistrado.
Diego Polachini – Comunicação – Presidência Nacional