Foi Pereira quem intermediou as conversas com o governo depois de participar, em Brasília, de evento do setor contra a medida, que restringiria o acesso dos pescadores artesanais ao benefício pago durante a piracema. Seu esforço foi enaltecido por Lincoln. “Marcos Pereira teve postura de grande articulador. A pesca foi a única categoria que, com diálogo, sem quebra-quebra ou pressão, mostrou ao governo o equívoco que seria cometido”.
O PRB ocupou o Ministério da Pesca de 2012 a 2014. Embora no início deste ano o partido tenha sido deslocado para o Esporte, Pereira afirmou que “o PRB deixou a pesca, mas jamais abandonou os pescadores”. “O seguro-defeso não é como o seguro-desemprego. Nosso esforço foi mostrar essa diferença e o risco social que milhares de famílias enfrentariam”, explicou o líder republicano, para quem a vitória deve ser creditada aos esforços de Lincoln e sua equipe.
Pereira critica corrupção generalizada
Em seu pronunciamento, Marcos Pereira criticou a corrupção generalizada no país e pediu aos republicanos comportamento exemplar. O Encontro Estadual do PRB no Rio Grande do Norte reuniu mais de 300 pessoas no Praia Mar Hotel, entre elas a senadora Fátima Bezerra (PT). “Há um divórcio entre a sociedade e seus representantes. As pessoas não mais se sentem representadas, e é isso que temos o dever de reverter”, conclamou Pereira. Ele defende a conduta ética e transparente na vida pública.
Mais de 100 vereadores do PRB e de outros partidos prestigiaram o encontro. Abraão Lincoln garante o PRB na disputa de pelo menos 50 prefeituras em 2016, mas aguarda a definição da fusão de alguns partidos para tentar atrair desde já prefeitos e vereadores insatisfeitos com as mudanças. Sua meta é eleger no mínimo 15 prefeitos. Hoje o partido não governa nenhum município no estado e tem 32 vereadores, inclusive na capital.
“Vamos construir um grande partido, embora já tenha nascido forte com a presidência de honra de Zé Alencar”, lembrou Lincoln. Para ele, Alencar foi um grande exemplo de moralidade política e comprometimento. “Temos aqui pessoas simples, oriundas do povo, mas que têm esse espírito republicano. Falo especialmente àquelas que colocarão seus nomes à disposição para concorrer às eleições em seus municípios”, disse ele, que alcançou mais de 62 mil votos para deputado federal em 2014.
Senadora defende financiamento público de campanha, mas Pereira rebate
A senadora Fátima Bezerra (PT) criticou o financiamento empresarial e se declara favorável ao uso de recursos públicos para custear campanhas eleitorais. Mas o presidente do PRB respondeu dizendo que não dá para explicar ao cidadão o uso de dinheiro em campanhas quando a saúde e a educação vão mal. Marcos Pereira aproveitou para esclarecer a proposta apresentada pelo partido durante a discussão e votação da reforma política, na última semana, em Brasília.
“A proposta do PRB aprovada pela Câmara dos Deputados prevê que as doações empresariais sejam feitas apenas aos partidos, e não mais diretamente aos candidatos. Esse já é um grande avanço”, afirmou. Líder do partido na Câmara e autor do projeto, o deputado Celso Russomanno disse que na ocasião da regulamentação da medida vai lutar por “um teto de doações baixo”. A limitação hoje é apenas percentual, mas Pereira acredita que o valor tem que ser quantitativo.
“O PRB não é hipócrita”
Ao justificar a iniciativa de garantir doações empresariais e privadas aos partidos, Marcos Pereira disse que os principais críticos da medida são justamente os partidos envolvidos nos escândalos de corrupção. Para ele, isso é hipocrisia. “O PRB não é hipócrita. Tem muita gente que publicamente critica o financiamento empresarial, mas em particular acaba pegando. Não podemos mais aceitar que seja assim”.
Participaram do encontro os deputados estaduais Gilmaci Santos (PRB/SP) e Gilberto Abramo (PRB/MG), o deputado distrital Júlio Ribeiro (PRB/DF), o tesoureiro nacional do PRB, Mauro Silva, além de outros parlamentares e lideranças políticas de todo o estado.
Diego Polachini – Comunicação – Presidência Naciona