O evento é promovido pela Comunicação Nacional do PRB em parceria com a Fundação Republicana (FRB) e vai até sábado (23). As palestras com especialistas nas áreas de ciência política, assessoria de imprensa e mídias sociais têm o objetivo de capacitar e aprimorar os profissionais do partido nos estados.
Pereira citou duas frases atribuídas ao publicitário Duda Mendonça e ao jornalista Joseph Pulitzer. A primeira, de Duda, – “Comunicação não é o que você diz. É o que os outros entendem.” – trata da necessidade de se fazer entender a seu público utilizando meios claros e objetivos.
“Nossa preocupação é fazer com que a mensagem chegue a seu destino e exerça algum tipo de influência e mudança em determinado comportamento ou ação”, destacou o presidente. “De que adianta usar uma escrita de difícil compreensão?”, questionou.
Ao justificar a recomendação, o líder do PRB disse que “não há nada mais sofisticado que a simplicidade. Não há nada mais belo que a clareza. Não há nada mais eficiente que a singeleza de espírito”. E outra vez reforçou: “Sejam simples. Sejam objetivos”.
A segunda frase, atribuída a Pulitzer – que dá nome ao maior prêmio de jornalismo do mundo -, diz: “Notícia é tudo aquilo que a gente não quer ver publicado. O que a gente gostaria de ver publicado é publicidade”. Para Pereira, essa é uma crítica ao jornalismo mundial.
“A impressão que temos é que virou regra para os jornais publicar apenas notícias ruins sobre a política. Em outras palavras, publicar ‘aquilo que vende’”, avaliou. Ele afirma que há muita coisa boa acontecendo na política brasileira, apesar dos problemas recentes, que não “ganha a capa”.
O líder republicano ressalta, contudo, que a apuração e as denúncias fazem parte da prática jornalística, “e que continue” – disse, mas pediu mais “equilíbrio” nessa onda generalizada de “denuncismo”, que é diferente de uma denúncia devidamente embasada.
“Recomendo que você se mantenha próximo aos jornalistas, converse, facilite a informação, esclareça dúvidas e mostre as virtudes de quem você representa”, orientou Pereira. “A política atravessa um deserto moral, mas vamos mostrar que o PRB é a boa notícia”.
Líder do PRB na Câmara, o deputado Celso Russomanno, como jornalista, reforçou o discurso de Pereira sobre a objetividade e a relação com a imprensa. Ele citou casos durante sua campanha para prefeito de São Paulo, em 2012, quando enfrentou duros embates com jornalistas.
Participaram da abertura deputados federais, estaduais, vereadores e outras autoridades políticas. Cerca de 100 assessores de comunicação de todas as regiões do Brasil foram inscritos.
Leia o discurso do presidente Marcos Pereira na integra aqui.
Diego Polachini – Comunicação – Presidência Nacional
Fotos: Douglas Gomes – Liderança do PRB