“Como membros desta Comissão, buscamos atender esta justa reivindicação de prefeitos e vereadores de todo o país. Trabalhamos juntos por esta conquista”, afirmou Carvalho”. O pedido foi aceito pelo relator e deve seguir para votação em plenário, após nova discussão da Comissão marcada para a próxima terça-feira (19/05).
Os movimentos municipalistas argumentaram em nota oficial assinada pelo presidente da CNN, Paulo Ziulkoski, que a realização de eleições em 2016 e 2018 prejudicaria o planejamento administrativo, a montagem de orçamentos e a realização de obras, além de aumentar o gasto público em campanhas eleitorais.
‘Distritão’
Durante a reunião, o deputado Vinicius Carvalho, vice-líder do Bloco PRB, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB, PTC, PSL e PTdoB, fez uso da palavra para posicionar-se contrário ao denominado ‘distritão’. Segundo ele, além de reduzir de maneira artificial a maioria dos partidos políticos, esse sistema provoca a redução de candidatos a cargos eletivos do Poder Legislativo. O deputado citou artigo do Merval Pereira que considera o “distritão” um retrocesso na política brasileira, um funeral da democracia representativa. “Não podemos aceitar que o povo perca o que conquistou, depois desse período sombrio que nós tivemos, que foi a ditadura”, acrescentou Carvalho.
Por Mônica Donato com informações da Ascom do Deputado Vinicius Carvalho
Foto: Douglas Gomes