“Promover o primeiro encontro da bancada feminina na Câmara é uma demonstração da liderança natural que ambas possuem. As duas já exerceram mandatos nos seus estados e têm grande experiência. Isso faz com que elas possam, agora, junto das demais parlamentares, fazerem um excelente trabalho para ampliar a participação da mulher na política”, aposta Pereira.
Tia Eron adianta que um dos anseios da bancada feminina é ampliar a representação de mulheres no legislativo. Em 2014 foram eleitas 51 deputadas federais, 10% a mais que em 2010. “Não adianta os partidos políticos cumprirem o sistema de cotas. Entendo que seja importante, mas verificamos que isso não é tudo. Há uma necessidade de equiparação entre os gêneros no parlamento”.
Para a coordenadora da bancada, deputada Jô Morais (PCdoB/MG), as mulheres estão contabilizando avanços importantes ao longo dos anos no Congresso Nacional. “A maior conquista das mulheres nesta Casa foi a criação da Secretaria da Mulher e da Procuradoria da Mulher. Antes, a representação que tínhamos era informal. Hoje, outro avanço foi a indicação de duas mulheres para a Mesa Diretora”, disse.
Participaram da reunião as deputadas: Alice Portugal (PcdoB/BA), Benedita da Silva (PT/RJ), Carmen Zanotto (PPS/SC), Christiane Yared (PTN/PR), Clarissa Garotinho (PR/RJ), Dâmina Pereira (PMN/MG), Elcione Barbalho (PMDB/PA), Flávia Morais (PDT/GO), Geovania de Sá (PSDB/SC), Jô Moraes (PCdoB/MG), Julia Marinho (PSC/PA), Leandre (PV/PR), Maria do Rosário (PT/RS), Prof. Dorinha (DEM/TO), Raquel Muniz (PSC/MG) e Tereza Cristina (PSB/MS).
Diego Polachini – Comunicação – Presidência Nacional
Informações de Laize Andrade (Agência Nacional/PRB)
e Mônica Donato (Liderança/PRB)
Fotos: Douglas Gomes (Liderança/PRB