A competição foi organizada pela ANB3x3 – Associação Nacional de Basquete 3×3, com a chancela da FIBA – Federação Internacional de Basquetebol. Ocorreram 8 etapas antes da final. Além das finais categoria adulto (masculino e feminino), sub 18 (masculino e feminino), o evento contou com disputas individuais, sendo elas o circuito de habilidades, o campeonato de enterradas e ainda o campeonato de 3 pontos, tudo regado com muita musica e interação com os DJ’s e MC’s.
“O basquete 3×3 é uma modalidade que está lutando para tornar-se olímpica. O apoio através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, é muito importante, auxilia, dá incentivo, ajuda a viabilizar os eventos, divulgando a difusão da modalidade”, declarou Vinícius Cardoso, presidente da ANB3x3.
“Eventos como estes são importantes para que possamos trazer pessoas que não tem acesso a times profissionais e para aquelas pessoas que estão envolvidas com às drogas, incentivando-as a praticarem um esporte, assim conseguiremos erradicar às drogas, a bandidagem e o vandalismo de uma forma geral. Essa parceria com a SELJ é uma via de mão dupla, nós queremos trabalhar com secretaria e a secretaria quer trabalhar com a federação, pra juntos unirmos forças e tornar o esporte cada vez mais forte em nosso estado”, disse o vice-presidente Federação Paulista de Basketball, Antonio B. Leite da Silva Souza.
O Secretário republicano Jean Madeira e a Secretária Adjunta Livia Suzart, prestigiaram o evento e premiaram os atletas das equipes campeãs. O secretário Madeira, deixou a seguinte mensagem: “A SELJ está empenhada em promover esporte e promover saúde, quem está envolvido com o esporte, está longe das drogas. Parabéns a todos os envolvidos, a todos os atletas. A secretaria está de portas abertas e de mãos dadas para que eventos como estes se tornem cada vez mais promovidos e divulgados em nosso estado”.
O evento contou ainda com participações especiais, dentre elas o Novi Sad da Sérvia, a equipe Top1 do mundo, pelo ranking da FIBA, que disputou um jogo intitulado Desafio The Best Of The World, contra o time campeão adulto masculino, Novo Basquete de Joinville.
Texto: André Guimarães – Ascom Jean Madeira
Fotos: Erik Teixeira