Dentre os projetos, Madeira conheceu o Lutar e Vencer, projeto que acontece desde 2011 na Vila Olímpica, organizado pela CBKI – Confederação Brasileira de Karatê Interestilos, em parceria plena com a SELJ – Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo. O programa oferece prática desportiva diária de karatê e jiu-jitsu de maneira inteiramente gratuita para crianças, adolescentes e adultos.
Durante a visita, o secretário vestiu parte do Kimono, conversou com professores e alunos. Agradeceu e elogiou a todos os envolvidos do projeto. Desejou o melhor para cada atleta, dizendo que podem contar com a SELJ e com o governador Geraldo Alckmin.
“Se pegarmos uma pessoa que está envolvida no mundo da marginalidade, das drogas, que vive à margem da sociedade e colocarmos ela para praticar qualquer modalidade esportiva, incentivá-la, apoiá-la e orientá-la, ela deixará de ser vista como um delinquente, um marginal e terá a oportunidade de ser um cidadão de bem, um grande atleta, um medalhista, um exemplo para a nossa sociedade, para a família, para o nosso estado e para o nosso país. É por isso que projetos como esse precisam muito mais que nosso apoio, merecem nosso respeito”, declarou o Secretário Jean.
O projeto trouxe maravilhosos resultados, haja visto que pelo segundo ano consecutivo o Projeto Lutar e Vencer foi o 1º colocado no Ranking Estadual da FPKI – Federação Paulista de Karatê Interestilos. Crianças de ambos os sexos e alguns pais também conquistaram medalhas nos eventos, algumas crianças com títulos Nacionais e Internacionais.
O Presidente da CBKI e do Projeto Lutar e Vencer, Prof. Osvaldo Messias, elogiou o trabalho do Secretário. “A importância desta visita não é somente por ser um Secretário de Estado, mas pela experiência de vida e pela vontade de realização que Madeira demonstra em sua pasta; que é o Esporte, Lazer e Juventude” afirmou.
A SELJ vai dar continuidade ao Projeto Lutar e Vencer e quer ampliar ainda mais esta parceria. Ainda durante a conversa com os alunos, o secretário perguntou: “Quem aqui conhece um jovem dependente de drogas?”, a maioria levantou a mão e ele conclui: “Convide, traga essa pessoa para praticar karatê, jiu-jitsu, ou outro esporte, vamos juntos dar um basta às drogas”.
Fotos: Erik Teixeira
por André Guimarães