Curso da Fundação Republicana capacita presidentes estaduais do PRB

FRB
O Curso de capacitação para presidentes estaduais do Partido Republicano Brasileiro (PRB), realizado nesta quarta-feira (03/12), pela Fundação Republicana Brasileira (FRB), reuniu líderes de diversos estados e contou com a participação do presidente nacional do PRB, Marcos Pereira.
A aula, dividida em três blocos, abordou as principais rotinas do partido nos estados; dados e pesquisas sobre a política nacional e regional; além de estabelecer as principais funções das secretariais estaduais. E foi ministrada pelo presidente da FRB, Mauro Silva, o cientista político Leonardo Barreto, e o secretário nacional do PRB, Evandro Garla.
frb_cursoMauro Silva explicou o objetivo do curso. “Não estamos aqui para ensiná-los a ser presidentes, naturalmente. E sim, para transmitir as rotinas específicas e essenciais da função”. E destacou: “Fiquem atentos às questões importantes e administrem tudo com cuidado. Lembrem-se que vocês são vitrines do partido em seus estados. Devemos nos guiar pelos princípios éticos: a transparência e o zelo pelo bem público, próprios do Republicanismo”.
Marcos Pereira falou sobre a necessidade de reforço técnico. “Se preparem, estudem, leiam. Não sabemos tudo, mas o pouco que sabemos devemos compreender, dominar. É muito importante que estejam informados e tenham capacidade de articulação. O partido deve ser feito de forma ampla e irrestrita. E por este motivo peço que fiquem atentos aos principais fatos que permeiam a política”. E argumentou: “Política se faz conversando, dialogando, e para isso é necessário termos embasamento”.
O coordenador acadêmico da Fundação apresentou pesquisas de diversos institutos, que demonstram um grau de insatisfação elevado da população, em relação à política brasileira como um todo, e também aos partidos. “O partido é uma grande porta, onde batem para falar sobre política. E deve funcionar como uma ponte entre as pessoas. Hoje vocês assumem a responsabilidade de serem representantes político-partidários para uma sociedade que tem se mostrado extremamente avessa à política. O Brasil mudou. Esse é um desafio importante e pode ser visto como uma oportunidade de estabelecer novas relações”, frisou Leonardo Barreto.
MPImpressões
“O curso foi muito interessante. Nosso líder Marcos Pereira não apenas disse ‘faz isso e vai lá’ – ele ensinou, deu um norte, uma visão. Alguns presidentes aqui já têm experiência, outros não. O curso foi de suma importância, a forma de ensinar muito abrangente, fácil e objetiva. Os cursos oferecidos pela FRB são fundamentais, inclusive, já falei com o presidente Mauro para levar os serviços ao Pará. A Fundação tem sempre dado essa força, essa ajuda, sendo o braço direito do partido. E está ajudando muito nossos militantes e não-militantes nessa formação política, levando conscientização”. – Fábio Freitas, presidente do PRB/PA
“Gostei muito da FRB. A instituição tem uma estrutura muito bem preparada e excelentes cursos. Esse curso, por exemplo, foi muito importante. Aqui recebemos um norte do que devemos fazer para melhorar o trabalho, no meu caso, a militância do PRB Juventude. O que aprendi hoje vou colocar em prática e, com certeza, terei muito sucesso”. – Renato Junqueira, presidente Nacional do PRB Juventude
“O PRB na verdade surgiu não para ser mais um partido político, mas pra ser o partido, para fazer política, para fazer diferente, para fazer o melhor. A Fundação tem um papel fundamental que é preparar os seus parlamentares para que os objetivos do PRB sejam colocados em prática, e alcançados. Hoje, nós presidentes, saímos daqui preparados para isso – para ajudar o PRB a alcançar o seu objetivo maior, que é fazer política para o povo”. – Marcelo Gouveia, presidente do PRB/AL
Capacitação será estendida de acordo com a demanda
As várias versões do Curso de Política da Fundação foram colocadas à disposição dos presidentes, para que sirvam de suporte técnico nos estados, como já tem sido feito em todo o Brasil. O líder da FRB reforçou: “Espero que tenham aproveitado. Tenho certeza de que se foram escolhidos, vocês são capazes. Mas estamos dispostos a realizar cursos e palestras, para expandir ainda mais o Republicanismo e os sadios conceitos da política. Contem conosco sempre que precisarem”, disse Mauro Silva.
Mais informações sobre os cursos e serviços da Fundação Republicana estão disponíveis no portal da instituição e também nas redes sociais (Facebook, Twitter e YouTube).

Por Suellen Siqueira – Ascom FRB

Com informações de Eulla Carvalho

Fotos: Douglas Gomes