Numa eleição como a que acabamos de passar (com louvor, diga-se de passagem), fica evidente o papel das lideranças políticas. Elas são cruciais para o crescimento do partido. Independente de onde atuam, uma liderança política sempre vai levar consigo um forte potencial de influenciar pessoas, pois carregam a segurança que os demais precisam para tomar decisões e agir com mais assertividade.
Mas afinal, quem são os líderes políticos? Uma liderança política é aquela que veste a camisa de uma causa republicana e acredita que a política é a forma mais eficaz para tornar reais as necessidades do povo. São os verdadeiros formadores de opinião.
Por isso é importante para o PRB, como tenho dito, aglomerar o maior número possível de líderes. São eles que vão carregar a bandeira 10 com garra e determinação e levar a mensagem republicana com convicção de um líder, ampliando, assim, exponencialmente nosso número de militantes. Somente grandes líderes políticos são capazes de mudar o rumo de um partido e torná-lo protagonista do cenário político nacional.
Um exemplo de grande liderança republicana é nosso deputado recordista de votos destas eleições, Celso Russomanno. Seu histórico há 14 anos na defesa dos direitos do consumidor, levou-o a ser o porta-voz dessa bandeira e, assim, respeitado e reconhecido como líder nato.
Entretanto, não apenas as lideranças com maior notoriedade são importantes para o PRB. Todas são. E estou falando principalmente das lideranças de bairro, que lidam diretamente com os problemas do dia-a-dia de uma comunidade e ganham o respeito dos demais pelo forte poder de mobilização. Essas lideranças são a ponte entre as ideologias do partido e os eleitores.
Por isso, começamos desde já arregimentar para o rebanho novos líderes que queiram crescer junto com o partido. É um trabalho minucioso, a conta gotas, mas cujo resultado é uma base sólida, acompanhado de crescimento vertiginoso e acalorado sentimento de orgulho de pertencer ao grupo 10.
São essas lideranças que darão base de sustentação para a campanha de 2016, quando novamente disputaremos a Prefeitura de São Paulo. Assim sendo, alguém duvida que a vitória será nossa?
Aildo Rodrigues
Presidente Municipal do PRB São Paulo