Na última terça-feira, 23/9, os candidatos a deputado pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) de São Paulo, Celso Russomanno (federal) e Gilmaci Santos (estadual), caminharam por quatro cidades da Grande São Paulo. Os republicanos estiveram nos calçadões de Cotia, Itapevi, Barueri e Carapicuíba.
Santos e Russomanno conversaram com eleitores e ouviram as mais diversas reivindicações. As cidades já são base eleitoral de Gilmaci desde seu primeiro mandato. O deputado estadual que está em seu segundo mandato, obteve 96.976 votos na última eleição.
Conheça os candidatos republicanos:
Gilmaci Santos, deputado estadual (nº 10123)
Nascido em Dourados (MS), Gilmaci Santos foi morar na cidade de Osasco aos 11 anos. Com uma família consideravelmente grande – no total são 10 irmãos, ele começou a trabalhar com apenas 14 anos.
Gilmaci atuou no setor do comércio varejista e também foi vice-presidente da Associação Beneficente Cristã (ABC). Em 1987, passou a se dedicar ao trabalho de apoio às comunidades carentes, sobretudo na região Oeste de São Paulo. Seu engajamento em trabalhos sociais levou-o a experiências em comunidades do interior e também fora do Estado.
Por duas vezes, Gilmaci Santos se candidatou a vereador em Cotia, mas foi eleito deputado estadual em 2006, com 65.188 votos. Em março de 2009 tornou-se o novo presidente do PRB no Estado, ficando a frente do trabalho até o início de 2012. Durante os oito anos de mandato, o parlamentar apresentou inúmeros projetos de lei, dentre eles o PL 602/2007, que se tornou norma em todo o Estado, A proposta obriga os fornecedores de serviços a disponibilizar, nas faturas, o endereço completo de suas instalações comerciais.
Na última eleição, o deputado obteve 96.976 votos.. Para ele, esse foi o resultado da confiança conquistada como parlamentar. Contudo, ele considera importante continuar apresentando proposituras que atendam as necessidades dos menos favorecidos. O parlamentar é líder do PRB na Assembleia Legislativa de São Paulo e é membro efetivo da Comissão da Defesa dos Direitos da Pessoa Humana.
Celso Russomanno, deputado federal (nº 1000)
O jornalista nasceu na capital paulista; conhecido como defensor dos direitos do consumidor, Celso Russomanno iniciou essa luta em 1990, após perder sua primeira esposa, vítima de negligência médica. Em 1995 fundou o Inadec – Instituto Nacional de Defesa do Consumidor, instituição sem fins lucrativos que já atendeu mais de 300 mil pessoas.
Como repórter, Celso atuou em diversas emissoras de televisão. Líder de audiência por atuar na defesa do consumidor, Russomanno é reconhecido nas ruas de São Paulo como uma pessoa que se preocupa com a população.
Em 1994 elegeu-se deputado federal. Foi membro efetivo da Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara dos Deputados. Com quatro mandatos e eleito com mais de meio milhão de votos (573.500), Russomanno é um político incansável.
Texto: Amanda Fischer – Assessoria de imprensa deputado Gilmaci Santos