O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, e candidato a deputado federal, vereador João Farias (PRB) acionou em abril, a empresa América Latina Logística (ALL) na justiça para obrigar a concessionária a viabilizar a retirada dos vagões abandonados dos trilhos do entorno da cidade.
O republicano acompanhou com bastante interesse as ações realizadas nas cidades de São José do Rio Preto, Tanabi, Ecatu e bebedouro, onde a ALL, depois de pressionada, retirou as composições sucateadas. O problema, é que muitos dos vagões que estavam naquelas localidades foram depositados no pátio de Araraquara. “Nós não vamos aceitar isso. Araraquara não é depósito de lixo ferroviário”, disse.
Segundo o vereador, o longo tempo em que a malha ferroviária do País ficou entregue a uma política de abandono e sucateamento, acabou gerando sérios problemas para as cidades servidas pela ferrovia, todas repletas de vagões abandonados.
“A situação é tão séria, que em todo o entorno de Araraquara dezenas de vagões e locomotivas repousam há décadas, misturados a rodeiros, ferros retorcidos de composições sinistradas, e mato, muito mato. É um verdadeiro cemitério de composições ferroviárias”, afirmou.
Farias ainda aguarda um decreto da justiça para solucionar o caso. Seu objetivo é que toda a região central do estado de São Paulo fique livre do problema. “Continuarei trabalhando para isso. Esta ação é uma questão de saúde e segurança pública”, concluiu.
Texto – Assessoria vereador João Farias