Comendador Ricardo Fassio prepara grande evento na Câmara de Piracicaba

materiacartilha_570
No próximo dia 25 de fevereiro acontece um triplo evento na Câmara Municipal de Piracicaba: neste dia será feita a entrega de Moção de Aplauso ao Comendador Ricardo Fassio, por 10 anos de combate à violência;  a apresentação do projeto Sonar, criado por ele, visando o combate à violência;  a nomeação da apresentadora de TV Nani Venâncio como coordenadora do projeto em SP.
Ricardo Fassio é fundador de uma Oscip chamada ARPR- Associação Reeducar para Reintegrar, que atua há 10 anos na criação de projetos de ressocialização para egressos do sistema penal, razão que motivou essa homenagem, na Câmara de Vereadores, no dia 25.
A ressocialização promovida pela ARPR consiste em auxiliar ex-detentos na obtenção de mínimas condições de vida social, como acesso ao emprego e moradia, de forma a evitar que os mesmos voltem à prática de atos ilícitos ou crimes por falta de opções e pela associação com indivíduos já no crime.
A ARPR considera que, com base em dados colhidos em 10 anos de trabalho, através da ressocialização é possível evitar, em média, que 85% dos ex-detentos retornem ao mundo do crime, significando um alto índice de melhoria na Segurança Pública.
Esse trabalho será agora expandido e modernizado com a implantação do Sonar, sigla de Sistema Online de Apoio à Ressocialização, projeto que será anunciado pelo presidente da ARPR, também no evento do dia 25.
O Sonar é uma central de telefonia e informática, onde o ex-detento se cadastra por internet ou telefone 0800, informando seus dados básicos. Essa central concentra um banco de dados detalhado de empregos em todo o país, e encaminhará o cadastrado à vaga, informando detalhes como necessidade de entrevista, tipo de atividade, ramo de trabalho, nível de escolaridade, etc.
O objetivo final é promover a ressocialização em massa em todo o território nacional, obtendo também dados sobre a diminuição da violência urbana em face dessa ressocialização massiva. Os dados obtidos serão apresentados publicamente.
No evento do dia 25, a apresentadora de TV da Rede Brasil, Nani Venâncio, será nomeada coordenadora do projeto para o Estado de SP e também será eleita a madrinha de honra do Sonar, já que a apresentadora já realiza um trabalho de grande impacto social em presídios femininos.
ARPR
A Associação Reeducar Para Reintegrar (ARPR) se interessa por parceria de exclusividade jornalística para o projeto, por entender que o sucesso do mesmo está diretamente ligado à ampla e isenta divulgação de resultados para a opinião pública.
O apoio ao projeto, a conscientização de empresários e da população, e o combate à discriminação e ao preconceito só poderão ser combatidos com forte apoio de mídia, integra e imparcial.

Texto de Assessoria Comendador Ricardo Fassio