Entrevista: Vice-presidente do PRB São Paulo, Sergio Fontellas

SF_570
No dia 02 de janeiro deste ano, o primeiro a chegar na sede do PRB São Paulo foi o paulistano Sergio Fontellas, para cumprir seu primeiro dia como vice-presidente estadual paulista. Desde que recebeu e aceitou o convite do presidente nacional Marcos Pereira para assumir o cargo, ele vem trabalhando assiduamente para cumprir a missão de encontrar lideranças republicanas em todos os municípios do estado de São Paulo, já visando às eleições de 2016. Anteriormente vice-presidente estadual do PRB em Mato Grosso do Sul, Sergio regressou a capital paulista trazendo a garra de quem recebe um novo desafio e a experiência de quem convive com a política há 13 anos.
ENTREVISTA
1- Como o senhor recebeu o convite para assumir a vice-presidência estadual do PRB São Paulo, um dos estados com maior potência do país?
S.F. – Foi uma surpresa. Não esperava, mas aceitei com muita alegria. Acredito que o histórico e minha forma de trabalho em Mato Grosso do Sul tenha chamado a atenção do presidente Marcos e ele tomou – a grata – decisão de me convidar. Sei que é um grande desafio, mas sou uma pessoa que gosta de desafios e vou fazer o que estiver ao meu alcance para retribuir esta confiança.
2- Qual o maior desafio do PRB para as eleições de 2014 no estado de São Paulo?
S.F. – Cada região do país tem um processo de eleição peculiar. Estamos falando de um Estado que é potência, com eleitores que tem acesso rapidamente à informação, e precisamos usar isso a nosso favor. Sempre aconselho nossos pré-candidatos a divulgarem o que estão fazendo desde já, pois ninguém ganha eleição fazendo um trabalho somente na campanha. E nós temos o que mostrar! Nossos parlamentares vêm fazendo um trabalho incrível e o desafio é que esse trabalho chegue para as pessoas, para os eleitores. Precisamos trabalhar em equipe e não pensar apenas individualmente. O trabalho em equipe traz muito mais resultado. Meu desafio é trazer união para nossos republicanos paulistas.
3- O senhor já foi filiado a outro partido. Qual a diferença do PRB e dos outros?
S.F. – Eu vejo que a proposta do PRB é bem consistente. Não estou desvalorizando os outros partidos, mas a política do PRB é totalmente diferente, o chamado jeito republicano. Nossos movimentos sociais é um exemplo disto. Os 16 movimentos se preocupam e defendem exclusivamente classes frágeis e que merecem atenção da sociedade, como o PRB Mulher, PRB Juventude, PRB Transporte e tantos outros que, de fato, tem um plano de ação para colaborar com a sociedade. Este é um projeto único que vem ganhando adesão e vai trazer resultados para a população.
4- Qual a principal característica de um líder na política?
S.F. – O líder não manda. Ele ensina. É muito fácil da ordem, mas ensinar exige paciência, respeito, atenção. Liderança é mostrar como fazer, ser exemplo. E este também é um dos meus desafios: ser um exemplo. O verdadeiro líder faz discípulos que vão seguir aquilo que ele orienta não por imposição, mas por saber que daquela forma o resultado é mais certo. Na política, o líder precisa pensar ainda mais na coletividade. O interesse não pode ser individual e esse é o grande erro de muitos políticos que, como líderes, deveriam pensar em representar e defender aqueles que o elegeram.
5- Como será sua atuação no Estado de São Paulo?
S.F. – Minha missão é fazer um trabalho muito forte com as executivas municipais. Queremos começar a militar, a fincar a bandeira do PRB em cada cidade do nosso estado, descobrir lideranças escondidas, formar alianças, enfim, criar um verdadeiro exército de republicanos que defendem e acreditam em nosso partido. O PRB não quer ser um partido de gaveta. Queremos resgatar nas pessoas a paixão pela política que anda desprestigiada por tantos casos de corrupção. Queremos aproximar quem está longe, pode ser em Bananal ou Rosana, Fernandópolis ou Registro (cidades extremos do estado) e trazer novos ares e perspectivas.. Este é meu verdadeiro desafio e com certeza alcançarei.
6- Como o senhor vê o PRB em 5 anos?
S.F. – A eleição deste ano vai definir muitos aspectos. Estamos com um time de pré-candidatos de peso que tenho certeza que vão ‘botar pra quebrar’ nas urnas. Eu digo da forma mais popular possível porque é a forma mais expressiva de dizer que estamos muito confiantes no resultado destas eleições. E então, com esta base forte, vamos vencer mais uma batalha que será as eleições de 2016, com candidatos a vereador em todos os municípios e candidatos a vice e prefeito na maioria deles. O PRB será um partido grande, e isso não é uma hipótese. É um fato!

Danielli Guerson – Coordenadora de Comunicação – PRB/SP