Vereador João Gomes propõe ensino de xadrez nas escolas de Diadema

Joao_570
A Câmara Municipal de Diadema aprovou, na quinta-feira (05), o projeto de lei de autoria do vereador João Gomes (PRB) que propõe o ensino do xadrez nas escolas da rede municipal.
Segundo o parlamentar, o xadrez não é apenas um jogo comum, mas sim um método de firmamento intelectual e social do desenvolvimento humano infantil, que contribui no aprendizado global da criança.
” O xadrez é um esporte de ordem intelectual, que proporciona um desenvolvimento mental e social, e possibilita a resolução dos problemas do dia a dia. Sua prática desenvolve os aspectos cognitivos e éticos nos alunos, para que estes tenham excelentes resultados nas disciplinas curriculares, no ambiente estudantil e na vida social”, argumentou João Gomes.
Segundo pesquisas, nas escolas que já implantaram o ensino do xadrez foi possível perceber que houve melhora no desempenho dos alunos, bem como uma maior integração entre eles.
Com o projeto, o professor e a escola incentivarão o ensino e a prática do xadrez, , oportunizando assim possibilidades de êxito pessoal, acadêmico e profissional ao estudante.
“A cidade de Diadema sempre recebe muito bem os projetos esportivos e educacionais, e este projeto, unindo ambos os assuntos, só visa à melhoria da qualidade de educação e de vida dos nossos munícipes!”, concluiu Gomes.
O xadrez e a matemática
É maciça a opinião de vários autores e profissionais da área da psicopedagogia  de que o aprendizado do xadrez é um precioso coadjuvante escolar, e até psicológico. Na matemática, por exemplo, o aprendizado do xadrez é eficaz para a aprendizagem da aritmética (noções de troca, valor comparado das peças, controle de casas, enquanto exemplos de operações numéricas elementares), da álgebra (cálculo do índice de desempenho dos jogadores), e da geometria (o movimento das peças é uma introdução às noções de verticalidade, de horizontalidade, a representação do tabuleiro é estabelecida como um sistema cartesiano).

Texto de Valdir Junior – Assessoria Vereador João Gomes – Alterado por Danielli Guerson