No domingo (24), oito pessoas morreram e oito ficaram feridas com o descarrilamento de vagões que carregavam milho. Os vagões atingiram duas residências.
A prefeitura de Rio Preto chegou a anunciar há alguns anos, projeto para a construção de um contorno ferroviário para desviar os trens do perímetro urbano ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Avaliado no valor de R$ 200 milhões, a proposta chegou a ser considerada cara e nunca saiu do papel.
Para o Sebastião é fundamental que o contorno ferroviário seja feito em Rio Preto e que em todo o território paulista seja fiscalizada a manutenção da malha ferroviária. “Não existe projeto caro quando se trata da preservação da vida. Conto com a ajuda de toda a população para assinar a petição. Unidos conseguiremos retirar os trilhos da área urbana da cidade”, disse o deputado do PRB.
Não é de hoje que as linhas férreas estão sucateadas. Desde quando foi vereador na cidade, Sebastião Santos já alertava as autoridades sobre a má conservação dos trilhos e os perigos de acidentes. Principalmente porque a ferrovia passa pela área urbana de Rio Preto e do Distrito de Engenheiro Schmitt. Os trilhos que passam Schmitt, por exemplo, ficam a cinco metros de residências.
Ao assumir a cadeira de deputado na Assembleia Legislativa (2011) mais uma vez alertou as autoridades, principalmente os órgãos fiscalizadores estaduais. Na ocasião levantou o número de acidentes ferroviários na região. Só em 2011 foram seis descarrilamentos foram registrados. Nos dois últimos anos mais sete só na região. Dos 13 acidentes de 2011 até hoje, três deles foram em Rio Preto. O último, neste domingo, tirou a vida de oito pessoas, deixando duas meninas órfãs.
Assine agora! Clique aqui – Petição Pública para a retirada dos trens na área urbana de São José do Rio Preto
Texto de Suelen Polachini – Foto de Saliane Calixto – Assessoria Deputado Sebastião Santos
eu apoio