Atendimento de depressão infantil será obrigatório em Divinolândia

Depressao_infantil_570
Projeto do republicano Julio Cesar  foi aprovado na Câmara: “Depressão é uma doença grave”
A Câmara Municipal de Divinolândia aprovou o projeto de lei do vereador Julio César Pereira Represa (PRB) que torna obrigatório o atendimento de casos de depressão infantil em todas as Unidades Básicas de Saúde Municipais. As despesas decorrentes da execução da lei correrão por conta do governo municipal.
De acordo com o projeto, as crianças e adolescentes com sintomas de depressão deverão ser acompanhados por tratamento médico e psicológico. O profissional de saúde deverá observar, analisar e entender os motivos das queixas relacionadas à depressão, com o objetivo de identificar as causas, a cura ou amenizar os sintomas.
O republicano justificou o projeto afirmando que, diferentemente dos adultos, os sintomas da doença são menos perceptíveis nas crianças. “Os adultos se queixam e, mesmo que não o façam, suas atitudes revelam que não se sentem bem e a família percebe que algo de errado está acontecendo. Com as crianças, é diferente. Elas aceitam a depressão como fato natural, próprio de seu jeito de ser. Embora estejam sofrendo, não sabem que aqueles sintomas são resultado de uma doença e que podem ser aliviados”, argumenta.
Alguns aspectos do comportamento infantil podem revelar que a depressão está instalada. Por natureza, a criança está sempre em atividade, explorando o ambiente, querendo descobrir coisas novas. Quando se sente insegura, retrai-se e o desejo de exploração do ambiente desaparece.
Por isso, é preciso estar atento quando ela começa a ficar quieta, parada, com muito medo de separar-se das pessoas que lhe servem de referência, como o pai, a mãe ou o cuidador.
Na depressão infantil, o sono começa a ser interrompido por pesadelos e o medo de ficar sozinha faz com que reclame e chore muito na hora de dormir. Não é o choro de quem quer continuar brincando. É um choro assustado, indicativo do medo que está sentindo tempo todo.
“Depressão é uma doença grave. Se não for tratada adequadamente, interfere no dia a dia das pessoas e compromete a qualidade de vida. Nos adultos, é mais fácil de ser diagnosticada”, finalizou o parlamentar.

Danielli Guerson – ASCOM – PRB/SP