As recentes manifestações pelo Brasil, por mais paradoxal que possam parecer, fizeram dos partidos fóruns naturais de discussão do que foi aclamado pelas ruas. Os desabafos gritados em forma de cartazes e faixas denunciavam problemas e clamavam por soluções imediatas. Os milhares de pessoas que foram às ruas mostraram inconformismo e pediram atuação firme das instituições de poder sobre problemas básicos da população.
Os partidos políticos têm a oportunidade de melhorar muitos dos quesitos que foram postos à mostra nas ruas, mas talvez muitos desses partidos não possuam entendimento do que realmente aconteceu nas ruas e praças de centenas de cidades pelo Brasil.
O PRB tem construído sua identidade no contato direto com as pessoas, por isso não foi surpresa os protestos contra o aumento das passagens de ônibus na cidade de São Paulo. Já havíamos identificado isso na campanha do candidato a prefeito Celso Russomanno, que teve a coragem de propor um sistema mais justo de cobrança, que é a tarifa proporcional.
Foi preciso ousadia para propor esse modelo e enfrentar os problemas do transporte público na cidade, pois essa proposta beneficiaria a todos, uma vez que o valor da passagem seria menor para quem não fizesse o trajeto todo, o que significa que na média, haveria uma redução do valor das passagens.
Ao aplicar modelos de gestão moderna que estão alinhados com as aspirações da população que foi às ruas, o PRB encontra sua mais pura identidade. É isso que os movimentos sociais e setoriais do partido estão desenvolvendo neste momento.
Um grupo de pessoas que possui uma visão clara do papel do PRB dentro da sociedade. E mais do que só entender o que a população quer dos seus representantes no Executivo e no Legislativo, estamos criando novos formatos de gestão pública, propostas modernas de ação para que o Estado seja capaz de atender aos anseios da população que usa diariamente o transporte público, os serviços de saúde e que querem uma educação e uma segurança melhores.
Propostas para a melhoria das condições do meio ambiente e de qualidade de vida nas cidades, inovações que produzem desenvolvimento social, humano e econômico, cultura em todas as suas vertentes, do lazer à formação humana. Propostas que se identificam com os anseios e o dia-a-dia dos brasileiros, que querem gestão pública de qualidade, com seriedade, autoridade e decisão republicanas.
Coordenar esses movimentos é antes de tudo uma responsabilidade muito grande. Construir junto com profissionais, estudiosos, parlamentares, todos da mais alta capacidade técnica, os meios e as respostas que atendam de maneira eficiente essa nova e atuante população brasileira, faz do PRB o partido mais identificado com os valores republicanos do Brasil.
Um partido que se preocupa com a mulher, com o jovem e com o idoso, todos força importante e qualificada da sociedade.
Não há recompensa maior do que fazer parte da história de um partido como o PRB e sentir que o Brasil pode e vai mudar para melhor.
Carlos Alberto Joaquim Baltazar
Coordenador-Geral dos Movimentos Sociais e Setoriais do PRB