Deputada Maria Rosas prestigia 3° Encontro Outubro Rosa Mulheres Republicanas
Deputada Maria Rosas prestigia 3° Encontro Outubro Rosa Mulheres Republicanas

No último domingo, a faculdade de Network de Sumaré recebeu o 3° Encontro Outubro Rosa Mulheres Republicanas. O evento, realizado pelo Mulheres Republicanas por meio da Secretária Regional do Mulheres Republicanas do município, Viviane Silva, tem o objetivo de conscientizar sobre o diagnóstico precoce e, este ano, o tema foi “Seja uma Amiga do Peito”. Na oportunidade, a Secretária Estadual do Mulheres Republicanas e deputada federal Maria Rosas alertou para a importância da prevenção do câncer de mama, apontando o conhecimento como principal passo para o combate da doença.

“Temos que maximizar a exposição das informações para que cada vez mais mulheres e população em geral estejam conscientes. Mulheres unidas se apoiam e, por meio deste encontro, instruímos a população. Ações positivas como esta, estimulam o interesse para questões como exames e o autocuidado, colaborando para reduzir os índices do câncer”, observou.

Durante o evento, autoridades também incentivaram a participação e atuação de mais mulheres na política – momento em que foi dado posse a seis novas executivas do Mulheres Republicanas das regiões de Paulínia, Monte Mor, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Nova Odessa e Jaguariúna.

“A representatividade feminina nas esferas do Poder reflete, principalmente, na idealização, construção e execução de políticas públicas que considerem questões voltadas especialmente para mulheres, como o próprio suporte do SUS na prevenção efetiva do câncer de mama e colo de útero”, concluiu.

O evento contou com a participação da Dra Cristina Calvi, que ministrou palestra de prevenção do câncer de mama, do deputado federal Roberto Alves , vereadores Edgardo Cabral, Thiago Mascarenhas e José Soares, Secretária Regional do Mulheres Republicanas de Sumaré, Viviane Silva, Secretária Regional do Mulheres Republicanas Campinas, Vandercleya Moro, Superintendente de Vigilância em Saúde de Sumaré, Denise Barja e o Coordenador do SAMU de Sumaré, Rafael Silvero.

Casos no Brasil

Com cerca de 60 mil novos casos por ano no Brasil, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e o segundo no país, ficando atrás apenas do de pele não melanoma. Mas o diagnóstico não é o fim, as chances de cura chegam a 95% dos casos quando o tumor é detectado no início. Todos os anos, a campanha Outubro Rosa busca conscientizar sobre a importância da prevenção e do tratamento correto do câncer de mama.

Texto: Assessoria de Comunicação da Deputada

Deputada federal Maria Rosas