DESTAQUE

Pioneira no Projeto Raabe, a voluntária e escritora Carlinda Tinôco, recebeu na última quinta-feira (31) o título de Cidadã Paulistana. A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo, por solicitação do vereador André Santos (líder do Republicanos), e contou com a presença da Deputada Federal Maria Rosas, da Deputada Estadual Edna Macedo, do Deputado Estadual Gilmaci Santos, do Vereador Atílio Francisco, entre outras autoridades.

Honraria concedida pela Câmara Municipal de São Paulo, o título de Cidadão Paulistano busca reconhecer a contribuição de pessoas nascidas em outras cidades, mas que desenvolvem trabalhos e ações significativas para a capital paulista.

Solenidade de entrega do título de Cidadã Paulistana
Solenidade de entrega do título de Cidadã Paulistana

Nascida em Ibirataia, sul da Bahia, a homenageada, também escritora, vem realizando inúmeros projetos sociais e evangelísticos junto à Igreja Universal do Reino de Deus, ao longo de trinta anos. Reside na cidade de São Paulo há quatorze anos, onde realiza um excelente trabalho no Projeto Raabe, que cuida de mulheres que sofreram abuso e violência doméstica e familiar, pelo qual foi responsável por (7) sete anos.

Também realiza trabalho assistencial junto a imigrantes hispanos e visitas a comunidades, casas de repouso, hospitais, orfanatos, presídios, casas de apoio, abrigos e ruas de São Paulo.

“Com imensa alegria recebi o Título de Cidadã Paulistana. A iniciativa do vereador e líder na Câmara, André Santos, jamais será esquecida, levarei sua dedicação e incentivo para continuar trabalhando e avançando, ajudando as mulheres a se valorizar e não ser escravas de um círculo vicioso, em muitos casos levando à morte. Nosso calendário diário é romper o silêncio e continuar ajudando mulheres que sofrem (ou que já sofreram) violência doméstica e familiar, também abuso e relações afetivas e familiares desestruturadas buscando a reconstrução de suas vidas.”, declarou a homenageada.

O vereador André Santos enalteceu a trajetória da voluntária. “Uma forma de reconhecer a importância desse trabalho incansável, realizado pela Carlinda Tinôco, aqui na cidade de São Paulo, ajudando um número tão grande de mulheres, em um tema tão sensível e relevante para a nossa sociedade: a violência contra a mulher. Um exemplo de amor e serviço ao próximo.” afirmou.

Autoridades prestigiam a cerimônia na Câmara Municipal de São Paulo
Autoridades prestigiam a cerimônia na Câmara Municipal de São Paulo

Também compareceram à solenidade a D. Sueli Plácido, representando a D. Fernanda Lelis, coordenadora nacional do Projeto RAABE, Cris Alcântara, coordenadora do grupo na Zona Sul, Patrícia Costa, Presidente da AMC – Associação de Mulheres Cristãs, além de diversas voluntarias do Projeto, amigos e familiares da homenageada.

Texto: ASCOM Vereador André Santos

Fotos: Ricardo Rocha / CMSP