Nono episódio do ‘Fala Presidente’ repercute decisão da Justiça Eleitoral de proteger os dados de políticos que não forem eleitos

Fontellas repercute mudança sobre a divulgação de dados

O episódio desta semana do podcast Fala Presidente – apresentado pelo presidente estadual do Republicanos SP, Sergio Fontellas – repercute uma decisão inédita: o plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu que, a partir deste ano, candidatos que não forem eleitos terão direito à preservação dos dados que são repassados para o registro de suas candidaturas.

Ao solicitar a autorização para disputar um cargo eletivo, um candidato precisa fornecer informações sobre patrimônio, filiação e documentação, que ficam armazenadas em um sistema conhecido como Divulgacand. Até o pleito deste ano, todo esse material permanecia na Internet, com acesso irrestrito.

“São informações extremamente pessoais e é natural que pessoas públicas, ou seja, políticos eleitos mantenham isso à disposição da população. Isso é uma importante ferramenta de fiscalização. O que o TSE decidiu agora é que, se a pessoas não foi eleita para um cargo público, não precisa continuar sendo exposta”, explica o presidente estadual.

O nono episódio do Fala Presidente está disponível na plataforma de streaming Soundcloud.

Texto: Walter Duarte/Ascom Republicanos SP

Imagem: Wesley Ribeiro/Ascom Republicanos SP

Related Posts