Deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP) defende que a conversão à direita passe a ser livre quando o semáforo estiver fechado
Deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP) defende que a conversão à direita passe a ser livre quando o semáforo estiver fechado

Brasília (DF) – Foi instalada, na última terça-feira (17), na Câmara dos Deputados, a comissão especial que vai analisar o Projeto de Lei 3267/19, do governo Bolsonaro. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro e muda várias regras de infrações e multas. O deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP) apresentou emenda ao projeto sugerindo que a conversão à direita passe a ser livre quando o semáforo estiver fechado.

Segundo ele, trata-se de uma medida simples que pode ajudar a solucionar os problemas de engarrafamento nas grandes cidades. “Várias vias brasileiras já adotam essa regra, por meio de placas de sinalização de ‘Direita Livre’ ou ‘Livre à Direita’. A placa indicativa autoriza o motorista a avançar com segurança, fazendo a conversão para a direita, sendo geralmente afixada próxima às luzes do semáforo”, argumentou.

Marcos Pereira lembra que a conversão livre à direita é uma exceção no Código de Trânsito Brasileiro, demandando que cada município estabeleça suas normas locais com o objetivo de solucionar problemas de tráfego nas vias. “Nossa emenda sugere o contrário: que a regra geral seja da livre conversão à direita nos semáforos, com exceção dos locais sinalizados com a placa de proibição”, defendeu.

Para Marcos Pereira, além da conversão livre à direita conferir maior fluidez no trânsito, ela garante maior segurança aos pedestres que cruzam a avenida naquele ponto. “Tomamos conhecimento de um abaixo-assinado da população pedindo a ‘conversão livre à direita’ no cruzamento das avenidas Norma Valério Correa e Eduardo de Gasperi Consoni, em Ribeirão Preto”, exemplificou.

Saiba mais

A temática apresentada por Marcos Pereira também foi escopo da indicação ao Executivo 807/2019, de autoria do republicano.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos
Foto: Douglas Gomes

Posts Relacionados