Maria Rosas participa de inauguração da Casa da Mulher Brasileira
Maria Rosas participa de inauguração da Casa da Mulher Brasileira

A deputada Maria Rosas participou, nesta segunda-feira (11), da inauguração da Casa da Mulher Brasileira (CMB), em São Paulo. Na ocasião, estiveram a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, o governador do Estado de São Paulo, João Doria, parlamentares e secretários de Governo.

“Trata-se de um espaço de acolhimento e humanizado que visa, sobretudo, garantir o fortalecimento e autonomia. É o resultado da união de forças entre o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada para o enfrentamento da violência doméstica”, disse Maria Rosas.

As mulheres que em situação de violência que procurarem a CBM encontrarão serviços de acolhimento e escuta qualificada por meio de uma equipe multidisciplinar, Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) com ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência doméstica; Ministério Público, com atuação na ação penal dos crimes de violência; Defensoria Pública, com orientação sobre direitos e assistência jurídica; Tribunal de Justiça, responsável pelos processos, julgamentos e execução das causas.

“A violência doméstica vem crescendo exponencialmente ao longo do tempo e, muitas vezes, é negligenciada pela própria vítima ou pela sociedade. Precisamos mudar essa realidade por meio de mais políticas de conscientização. A Casa da Mulher Brasileira é uma grande conquista e dará todo o apoio às paulistanas, no entanto, ainda precisamos levar às escolas um ensino que fale sobre a igualdade, sobre o que é a violência e suas consequências e promover institucionalização de boas práticas. Podemos ter as melhores políticas públicas, mas se elas não incorporarem uma perspectiva de prevenção, não vamos resolver o problema”, adverte.

O espaço funcionará 24 horas por dia, com serviços integrais e também terá um ponto de atendimento da Central de Intermediação em Libras para atender às vítimas surdas.