5c08afa3-1aa1-4ee6-bcd9-6110b03a7e34

O deputado estadual Altair Moraes (Republicanos) realizou no último dia 1º de outubro, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), a solenidade de Abertura Oficial do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização para a prevenção do câncer de mama.

O evento realizado no plenário Franco Montoro contou com a presença do secretário de Esportes, Aildo Rodrigues, e dos deputados Gilmaci Santos, Edna Macedo, Dra. Damaris Moura, Letícia Aguiar e Valéria Bolsonaro, do defensor público Rafael Pitanga Guedes, além de outras autoridades.

O público feminino, na sua grande maioria, esteve presente para prestigiar a cerimônia que contou com o ator e palestrante Roberto Caruso – com a sua personagem Dra. Vavá, que apresentou o tema “Trocando a Dor pelo Bom Humor” – além da cantora Sônia Presta, com músicas do repertório nacional e canções típicas italianas.

O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.

“Precisamos nos mobilizar para conscientizarmos às mulheres da necessidade de manterem seus exames em dia. A prevenção salva vidas”, alertou Altair Moraes. Todas as deputadas presentes estavam vestidas de rosa e ao se manifestarem em apoio à campanha, enalteceram a iniciativa do deputado Altair Moraes.

“O Governo do Estado já faz um excelente trabalho no tratamento e prevenção do câncer de mama, e sinto orgulho de estar aqui fazendo algo que é fundamental, que é o trabalho de conscientizar e incentivar as mulheres para a fazerem seus exames preventivos”, concluiu o deputado Altair Moraes.

Mês de Conscientização

O movimento Outubro Rosa é internacionalmente conhecido e mobiliza diversos segmentos da saúde e estimula a participação da população, empresas e entidades. Às ações começaram nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas até a aprovação pelo Congresso Americano tornando o mês de outubro, o mês nacional de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa  foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

No Brasil, o Outubro Rosa foi inaugurado com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), no dia 2 de outubro de 2002.

Saúde da Mulher

De acordo com o Ministério da Saúde alguns hábitos, como uma boa alimentação, nutrição e a prática de atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. O controle do peso corporal e do consumo de bebidas alcoólicas são praticas básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Posts Relacionados