Taubaté (SP) – O vereador Nunes Coelho e os conselheiros tutelares de Taubaté se reuniram, na última sexta-feira (21), com o Secretário de Segurança, Euclides Maciel, para solicitarem vigilância permanente da Guarda Civil Municipal nos locais de atendimento do Conselho Tutelar.

“Decidi mediar esse encontro porque chegaram até mim diversas reclamações de ameaças e constrangimento, sofridos pelos conselheiros”, informou o parlamentar.

Taubaté é uma cidade com aproximadamente 315 mil habitantes, e possui dois Conselhos Tutelares. De acordo com o órgão que atente inúmeras ocorrências que envolvem maus tratos, abusos sexuais e abandono, muitas ameaças estão relacionadas a denúncias e representações apresentadas à Justiça.

Após receber as reivindicações o Secretário apontou a necessidade dos dois conselhos passarem a atender as pessoas em um prédio único – hoje o trabalho é feito em casas distintas. Pois, segundo ele, não há efetivo suficiente para atender a demanda, e com essa mudança o pedido poderá ser atendido.

Porém, antes dessa proposta ser concretizada, foi acordado que as rondas serão intensificadas na área próxima e em alguns meses um aplicativo de emergência será disponibilizado para os Conselheiros Tutelares, que poderão apertar um botão que aparece no dispositivo para acionarem a Guarda Civil Municipal sempre que se sentirem ameaçados, e a viatura mais próxima atenderá o chamado.

“Foi uma agenda muito proveitosa, pois muitas situações de risco eram desconhecidas do Secretário, e diante das soluções propostas, me coloquei a disposição para que elas se tornem realidade. O objetivo é garantir aos conselheiros toda segurança, no desempenho desse importante trabalho, que é zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes”, afirmou Nunes Coelho.

Texto: ASCOM Nunes Coelho

Edição: ASCOM Republicanos SP

Foto: Márcio Aurélio dos Santos