Pacote anunciado pela prefeitura contempla solicitações formuladas pelo parlamentar para a ampliação da rede de proteção durante a pandemia

Souza Santos comemorou a implantação das medidas solicitadas

A Prefeitura de São Paulo anunciou no ultimo dia 16 o lançamento de um pacote de medidas visando o combate à violência doméstica durante a pandemia. Por meio da iniciativa, o atendimento 156 da Prefeitura Municipal passou a contar com a atuação de 60 atendentes do sexo feminino, especialmente capacitadas para prestarem atendimento de maneira mais eficiente e acolhedora, através da escuta qualificada. Assim, o “156 Humanizado” soma-se à rede de atendimento disponibilizada pelo telefone 180, do governo federal, constituindo mais um canal voltado à proteção da mulher.

O pacote prevê a disponibilização de vagas em quartos de hotéis para mulheres vítimas de violência doméstica e a concessão de um auxílio emergencial no valor de 400 reais para aquelas que tenham medida protetiva judicial na Capital, e que sejam consideradas em situação de vulnerabilidade extrema.

Também contará com a campanha #SeguimosPerto, de divulgação nas redes sociais, apontando os serviços e equipamentos que seguem em funcionamento no período de isolamento social.

A ampliação do programa de visitas por agentes de saúde com foco na violência doméstica foi outra ação anunciada com o pacote, que prevê ainda a participação de inspetoras da Guarda Civil Metropolitana com treinamento específico para atuar no atendimento emergencial.

As medidas contemplaram muitas das solicitações formuladas pelo Vereador Souza Santos, que por intermédio do ofício 353/2020, manifestou sua preocupação sobre o tema ao Prefeito Bruno Covas.

O parlamentar defendeu a realização de campanhas educativas para divulgação dos canais de denuncia no transporte público municipal, incluindo o canal online disponibilizado pelo Tribunal de Justiça.

Também requereu a realização de parcerias com o intuito de viabilizar equipamentos de acolhida nas zonas periféricas da Cidade e a intensificação de anúncios institucionais em canais de televisão, falando sobre a importância de combater a violência contra mulher num momento em que a medida mais eficaz contra a propagação do vírus é o isolamento social ficando em casa.

Texto: Eliane Xavier/ASCOM Souza Santos Foto: Luciana Monteiro/ASCOM Souza Santos

Related Posts