Edna Macedo declara apoio a FURP

Edna Macedo declara apoio a FURP
Edna Macedo declara apoio a FURP
A Deputada Estadual Edna Macedo (Republicanos) visitou na última segunda feira (21) a unidade de Guarulhos da Fundação para o Remédio Popular Chopin Tavares de Lima (FURP). O objetivo da visita foi declarar apoio à Fundação, que produz 1 bilhão de medicamentos anualmente, atua em mais de três mil cidades brasileiras, com cerca de seis mil clientes cadastrados, entre Secretarias Estaduais de Saúde, hospitais públicos, consórcios de municípios, Prefeituras, instituições estaduais, federais, municipais e filantrópicas, além de sindicatos e fundações.
A existência da FURP está ameaçada desde Setembro deste ano, quando o Governador de São Paulo, João Dória (PSDB), informou sua intenção de encerrar a Fundação e responsabilizar unicamente a iniciativa privada pela fabricação de medicamentos. O projeto será encaminhado à Assembleia Legislativa de São Paulo, através do presidente Cauê Macris (PSDB), onde será votado pelos Deputados.
“É inadmissível que o Governador do Estado de São Paulo encerre as atividades de uma Fundação que, há 40 anos, participa de ações de assistência farmacêutica do SUS (Sistema Único de Saúde) para a melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, existem medicamentos exclusivos produzidos pela FURP que ficariam sem produção por cerca de 2 anos até a transferência tecnológica para outra empresa. Votarei contra essa extinção e contra qualquer outro projeto que venha a prejudicar a situação dos paulistas, principalmente no âmbito da Saúde”, afirmou a deputada.
A FURP ocupa uma posição estratégica nas políticas públicas de Saúde, dedicando-se ao desenvolvimento, produção, distribuição e dispensação de produtos para melhoria da qualidade de vida da população, além de empregar 874 funcionários. Atualmente, a Fundação conta com duas unidades, uma em Guarulhos (SP) e outra na cidade de Américo Brasiliense (SP). O objetivo do Governo é recuperar os recursos que foram investidos na construção das unidades, vendendo as instalações industriais para a iniciativa privada.
Texto: Raysa Leite – Assessoria Deputada Estadual Edna Macedo