Deputado estadual consultou o órgão estadual sobre a situação de funcionamento do aeroporto de Barretos

 

O deputado estadual Sebastião Santos esteve nesta terça-feira (6) na sede do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), para conhecer a real situação do funcionamento do aeroporto de Barretos. O parlamentar foi recepcionado pelo superintendente Antônio Claret de Oliveira, e pelo assessor de Relações Institucionais do Desenvolvimento Rodoviário (Dersa), Waldir Rapello Dutra.

“Após as reformas necessárias na pista e em todo o aeroporto, buscamos entender e saber qual a atuação situação do local, pois por conta da pandemia vários voos comerciais foram cancelados. Um dos nossos questionamentos foi sobre qual aeronave irá atender a demanda de Barreto, além da região com a volta da malha aérea ”, disse Santos.

O aeroporto foi administrado pelo Daesp de 1978 até 2012. Em dezembro de 2012, atendendo solicitação da prefeitura de Barretos, o Daesp, com autorização da Secretaria de Aviação Civil (ANAC), concedeu sua gestão à prefeitura, que ficou responsável por sua administração e manutenção até o momento.

Após o aeroporto voltar para a administração do Governo Estadual, foram feitos o recape da pista de pouso decolagem e pátio de estacionamento de aeronaves, revitalização da sinalização horizontal (PPD e pátio), reforma do terminal de passageiros e do sistema elétrico de balizamento, das torres de iluminação do pátio. Ao todo foi investido na reforma o valor de R$ 3,6 milhões.

Luta pelo aeroporto de Barretos

Desde 2016, Sebastião Santos vem buscando soluções e projetos, através de recursos destinados pelos Governos Federais e Estaduais, para que Barretos pudesse viabilizar a estrutura do aeroporto, transformando em atrativo turístico e operando com rotas comerciais.

O deputado também foi um dos autores da aprovação da lei nº 17.100/2019, que possibilitou uma redução do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) sobre o combustível da aviação, permitiu que essa operação fosse concretizada e chancelada pelo governador João Doria.

A empresa Gol Linhas Aéreas em parceria com a empresa Two Flex, realizou no dia 28 de outubro de 2019, o primeiro voo inaugural entre Barretos e São Paulo.

Texto e imagem: Abrahão Hackme / Assessor de Imprensa – Deputado Estadual Sebastião Santos

Related Posts